Home / Indústria Musical /

O sucesso da música latina no mundo aumentou em 2018

O sucesso da música latina no mundo aumentou em 2018

Mídia Kit Blog Mundo de Músicas
 

Durante os Europe Music Awards 2018, que tiveram lugar na Espanha, a grande vencedora da noite foi Camila Cabello, que levou o prémio de melhor artista, melhor videoclipe e melhor música, com “Havana” feat. Young Thug.

Mesmo sendo a música em inglês, o facto de ter o nome da capital cubana e também vários elementos da música latina, mostra com a este estilo de música está em alta, e assim vai permanecer por algum tempo.

Segundo o Spotify, entre o Top 50 em Portugal podemos encontrar vários nomes internacionais da pop, e também vários artistas brasileiros. Já em relação à música em língua espanhola, o estilo que faz mais sucesso é o reggaeton. Mas no Brasil a música latina já não faz tanto sucesso como os grandes hits em inglês, e naturalmente também fica atrás da música popular brasileira, que conta com um vasto número de grandes intérpretes, como Gilberto Gil, Elis Regina, Tim Maia, Caetano Veloso e Maria Bethânia, por exemplo.

Mas há vários artistas que querem mudar isso no meio da música portuguesa tanto no Brasil como em Portugal, entre elas está Anitta. A artista lançou recentemente a música Veneno em espanhol, e esta está a fazer sucesso tanto no Brasil como em Portugal, e ocupa a quinta posição dos Tops em ambos os países. No clipe, a cantora dança com várias cobras, o que chamou ainda mais atenção para a música.

Em 2017 a música da qual nem o mais distraído conseguiu escapar foi Despacito, do cantor porto-riquenho Luis Fonsi e do rapper compatriota Daddy Yankee. A música quebrou recordes, e venceu praticamente prémios em diversos países, e em muito contribuiu para o crescente sucesso da música latina em mercados não tão tradicionais para este tipo de música, como Reino Unido e EUA.

 

A música latina no mundo tem tido vários picos ao longo dos anos, começando com Shakira e os cantores Ricky Martin e Enrique Inglesias, que apresentam alguns dos clipes mais populares do Youtube, com sucessos como Chantaje, Vente Pa´Ca e Bailando. Além desses nomes, J Balvin e o Maluma também se destacam, responsáveis pelo reggaeton de alto padrão.

Esses artistas além de fazerem sucesso sozinhos também se associam com grandes nomes do mundo pop americano e britânico, sendo apoiados por grandes artistas como:

Beyoncé, Demi Lovato,  Justin Bieber, Fifth Harmony, Little Mix, Major Lazer, entre outros. E também a cantora brasileira Anitta já fez várias parcerias tanto com J Balvin como com Maluma.

A música é uma linguagem universal que tem o poder de mover as pessoas independentemente da sua língua materna, e a música latina em específico tem uma energia que está a contagiar o mundo inteiro, e isso é uma tendência que só vai aumentar com mais e mais artistas a cantar em espanhol também.

 

ARTIGOS RELACIONADOS

     
AdobeStock
 

Partilhar este artigo

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *