Home / Música Gospel /

Stax Records: 60 anos de Música Soul celebrados com edições de luxo

Stax Records: 60 anos de Música Soul celebrados com edições de luxo

 

O mundo da música soul tem a sua história vinculada a uma das mais lendárias editoras norte-americanas: a Stax Records. Originalmente com sede em Memphis, no Tennessee, a Stax Records foi fundada em 1957 como Satellite Records, mudando o seu nome para Stax Records em 1961.

Na década de 60, o seu contributo na criação e difusão de música soul no Memphis e Estados Unidos é sem sombra de dúvidas inegável. Embora reconhecido pela produção de música afro-americana, o rótulo foi fundado por dois irmãos e parceiros comerciais brancos, Jim Stewart e a sua irmã Estelle Axton (STewart / AXton = Stax).

A editora apresentou várias bandas populares étnicas, tal como uma equipa de funcionários e artistas racialmente integrados sem precedentes naquela época de conflitos e tensão racial em Memphis e no Sul dos Estados Unidos. Entre as estrelas que passaram pela Stax Records contam-se nomes como Otis Redding, Booker T & the MGs, Isaac Hayes, Staple Singers, CarlaThomas, Rufus Thomas, Johnnie Taylor, Eddie Floyd, William Bell, Sam &Dave, Albert King, Mable John, The Mad Lads, e muitos mais.

Otis Redding

Stax Records em destaque no ano 2017

Em celebração dos 60 anos da fundação da editora, o Concord Music Group e a Rhino Entertainment orgulham-se de anunciar uma campanha conjunta para celebrar o aniversário da icónica editora de soul.

De forma a homenagear Soulsville, a melhor música produzida pela Stax continuará a ser editada em novas compilações, LPs, rematerizações em alta resolução digital e caixas de luxo. Estes lançamentos abarcam os êxitos incontornáveis da Stax, bem como temas raros de alguns dos artistas lendários da editora, incluindo os nomes que mencionamos anteriormente.

Esta colaboração entre a Rhino e a Concord arrancou a 19 de maio de 2017 com o lançamento da série Stax Classics, que consiste numa série de 10 discos com preços amigáveis que vão destacar cada um dos maiores artistas da editora, que serão acompanhados com novos textos.

Disponível em CD, formato digital e em streaming, estes álbuns celebrarão as carreiras prolíficas de Otis Redding, William Bell, Johnnie Taylor, Carla Thomas, Booker T & The MGs, The Dramatics, Albert King, Sam & Dave, Isaac Hayes e Staple Singers.

Ao longo do ano, tanto a Concord como a Rhino vão reeditar vários álbuns icónicos da Stax em vinil, incluindo a versão do 50.º aniversário de “King & Queen”, de Otis Redding & Carla Thomas, a banda sonora inovadora de “Sweet Sweetback’s Baadasssss Song”, de Melvin Van Peebles, a raridade que é o disco “John Gary Williams”, do líder dos Mad Lads, e ainda o clássico de 1965 “The Great Otis Redding Sings Soul Ballads”, de Otis Redding.

 

Ambas as editoras vão ainda colaborar na criação de uma caixa de 3 CDs que celebram este 60.º aniversário, e numa nova edição da aclamada série de caixas “Complete Stax Singles”. O Volume 4 foca-se na natureza diversa do catálogo da editora, incluindo singles lançados não só na Stax e Volt, mas também na also Enterprise, Hip, Chalice, Gospel Truth, e outras.

CONFIRA TODOS OS DISCOS DA COMPLETE STAX SINGLES NAS SEGUINTES LOJAS ONLINE:

FNAC PORTUGAL

AMAZON

EBAY

The Staple Singers

Tanto a Rhino como a Concord vão continuar a reeditar digitalmente o seu catálogo, revelando masterizações em alta resolução e para o iTunes de alguns dos seus títulos mais populares, além de tornarem muitos álbuns disponíveis pela primeira vez nos serviços de streaming e digitais. Confira a Playlist oficial no Spotify em baixo:

   

Partilhar este artigo

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *