Home / Música /

7 Funcionalidades do Spotify para os mais desatentos

7 Funcionalidades do Spotify para os mais desatentos

 

No nosso blog temos dado especial enfoque a plataformas de streaming e, entre elas, a uma que claramente se destaca: o Spotify. Ao dispor à utilização de qualquer utilizador – e de forma gratuita – uma biblioteca composta por milhares de álbuns musicais torna-se mais fácil consumir música. Basta criar uma conta na plataforma e iniciar a navegação pelo trabalho dos seus artistas favoritos.

Mesmo impondo publicidade aos utilizadores que não subscrevem o serviço premium, o valor prestado pelo Spotify continua a ser gigantesco. A modalidade paga, no entanto, conta com alguns pontos vantajosos, como a possibilidade de ouvir música sem ter uma ligação à Internet, livre de publicidade e com som de alta qualidade.

Ainda assim, por muito que conheça o Spotify, atrevo-me a dizer que desconhece por absoluto alguns dos seus maiores segredos. Neste post, apresentamos por isso 7 dicas para que, da próxima vez que utilizar o Spotifty, possa disfrutar de uma melhor navegação.

Siga amigos no Spotify

O Spotify, além de plataforma de streaming de músicas, incorpora o conceito que as redes sociais tornaram comum: a criação de uma rede de amigos. Assim, pode facilmente criar a sua lista de amigos no Spotify e para perceber o que estão a ouvir. A partir do momento em que começar a seguir uma pessoa, aparecerá uma barra lateral no Spotify com o feed daquilo que ouvem. Daí em diante poderá descobrir novas músicas a partir do que os seus amigos ouvem… ou desenterrar alguns dos seus guilty pleasures musicais.

Mantenha a sua sessão particular

E, por falar em guilty pleasures, por que não falar sobre estas músicas que adoramos mesmo tendo vergonha de o assumir? Não vale a pena disfarçar. Todos nós ouvimos músicas que, por muito terríveis que sejam, continuam a ter alguma coisa que nos puxa. Há quem goste, por exemplo, das músicas de Justin Bieber, de Britney Spears ou Whitney Houston. É o seu caso? Se for, calculamos que não o queira admitir.

Bem, o Spotify conta com uma funcionalidade que protege a sua privacidade. Para que os seus amigos não vejam aquilo que está a ouvir e possa assim disfrutar de uma experiência a sós com a sua música, dirija-se ao cabeçalho do programa, onde surge o seu nome e fotografia. Carregue com o botão esquerdo do rato sobre a setinha que aí aparece e, logo de seguida, selecione a opção Sessão Privada. Desta forma ninguém saberá aquilo que está a ouvir até que você volte a tornar a sessão pública.

Partilhe playlists no Facebook, Twitter e Tumblr

Costuma fazer playlists no Spotify e acha que até têm alguma qualidade musical? Acredita que os seus amigos poderiam gostar da combinação de músicas que organizou? Então porque não partilhar a playlist? O Spotify permite a partilha de playlists com todos os seus amigos através das redes sociais, como é o caso do Facebook, Twitter e Tumblr.

Para o fazer, só tem de clicar em cima da playlist em questão e depois no botão direito. Assim que aparecerem várias opções escolha a que diz Partilhar/Share. De seguida, escolha a rede social, escreva uma pequena mensagem e clique de novo no botão Share!

Envie uma Playlist por mensagem

Os mais tímidos podem sempre partilhar as suas playlist apenas com certos amigos. No Spotify é possível enviar mensagens privadas para outros utilizadores e, nessas mesmas conversações, fazer a partilha de playlists. Para o fazer, só tem de executar os mesmos passos da opção anterior mas, na altura em que abrir uma janela, escolha na parte de cima a opção Send to.

 

Nessa janela, poderá então submeter o nome dos amigos para quem deseja enviar a playlist em privado. No final, precisa de clicar de novo em Share.

Saiba as letras das músicas

Acompanhe a letra de uma música enquanto a houve. Esta é uma das opções mais simples do Spotify e uma das mais importantes para quem o utiliza. Até mesmo para aqueles que ouvem música na sua língua materna esta pode ser uma opção valiosa.

Para evitar que fique com mondegreens na cabeça e para cantar corretamente ao mesmo tempo que ouve uma música, selecione a opção Lyrics (assinalado a vermelho na imagem), no rodapé do Spotify e veja a letra aparecer de imediato no ecrã, em sincronia com a música.

Saiba quais são os álbuns e artistas mais escutados noutros países

Costuma acompanhar os charts internacionais? No Spotify pode conhecer as músicas que estão no top e não só: pode também ouvi-las. Assim, além de ouvir boa música, o Spotify ajuda-o a aumentar a sua cultura musical e a entender o que está a ter sucesso no estrangeiro.

Basta dirigir-se ao Browse, ao separador Charts e escolher de seguida o top que desejar. Além de colocar em destaque o Top Internacional, o Spotify apresenta também o top do país onde  reside. Mesmo assim, para consultar o top de outros países basta dirigir-se à secção Top 50 By Country e procurar de seguida a playlist referente ao país que deseja.

Uma lista de música personalizada só para si

Em julho de 2015 o Spotify lançou uma novidade que está a ser muito popular entre os utilizadores da plataforma: uma playlist que se altera semanalmente, apresentando uma lista de músicas de que provavelmente gostará.

Trata-se de músicas que ainda não estão no repertório do utilizador mas que se assemelham a faixas anteriormente tocadas. A playlist chama-se Discover – Descobertas da Semana e é atualizada todas as segundas-feiras. Divirta-se a encontrar músicas novas.

 

Partilhar este artigo

Comentários

  • 10 September, 2015

    Belo tutorial desse app. Parece ser muito funcional.

    http://www.jj-jovemjornalista.com/

    • Eduardo Aranha
      Eduardo Aranha
      22 September, 2015

      Olá Emerson!
      Obrigado pelo seu comentário. Esperamos que o tutorial tenha sido útil.
      Cumprimentos

  • Rodrigo
    03 December, 2016

    Gostaria de saber o que são aquelas setinhas nas 50 mais tocadas?

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *