Home / Música Brasileira /

Seu Jorge: o artista que leva o samba a todo o mundo

Seu Jorge: o artista que leva o samba a todo o mundo

 

A música brasileira tem causado muito furor em Portugal nos últimos anos. É cada vez mais comum ligarmos o rádio e ouvir uma música que incorpora bem as melodias animadoras do samba ou sair à noite e encontrar um bar onde os ritmos brasileiros põem toda a gente a dançar.

Entre os muitos artistas de música brasileira do momento, há um que queremos destacar em especial: Seu Jorge. Com músicas que misturam samba com rap e estabelecem ainda ligações entre o soul e a Música Popular Brasileira, Seu Jorge tem conquistado público em Portugal. Tal é o sucesso que, em 2016, o artista atravessa o Oceano Atlântico para prestar uma visita a terras lusitanas e atuar ao vivo.

Se gosta de dançar um bom samba, sugerimos que garanta o seu bilhete para o concerto de Seu Jorge enquanto não esgotam. Entretanto, para abrir o apetite, sugerimos que descubra mais sobre a vida do artista brasileiro.

Seu Jorge: os muitos ofícios do artista brasileiro

O artista Seu Jorge não nasceu num berço de ouro. Tal como muitos outros brasileiros, Jorge Mário da Silva nasceu e foi criado numa favela do Rio de Janeiro. Com três irmãos mais novo, começou a trabalhar quando tinha apenas 10 anos de idade. O seu percurso profissional levou-a a diferentes vocações: a uma borracharia, a uma carpintaria e até a um bar onde descascava batatas.

Embora o seu caminho profissional não se aproximasse muito da música, Seu Jorge continuava fascinado por este universo e procurava-o sempre que podia. As rodas de samba e os bailes de funk e charme eram alguns dos eventos a que não faltava sempre que havia algum por perto.

Ao perceber que o amor pela música ia muito além do hobby, Seu Jorge decidiu então fazer da sua paixão uma vocação. Nos mesmos bailes onde costumava ir com a sua família, começou a cantar. Infelizmente, um evento trágico acabou por resultar na desestruturação da sua família: o seu irmão Vitório é morto numa chacina. A situação familiar tornou-se de tal forma grave que Seu Jorge ficou sem-teto durante aproximadamente 3 anos.

 

Quer ver Seu Jorge ao vivo? Bilhetes disponíveis em Viagogo e Ticketbis

A mudança só aconteceu quando foi convidado para fazer um teste para um teatro musical universitário. Ao ser selecionado no casting, acabou assim por integrar a peça de teatro e por subir ao palco mais de 20 vezes para dar espetáculo.

Em 1998, integra a banda Farofa Carioca, na época da sua formação, e com este grupo musical edita um álbum. Os ritmos da Farofa Carioca eram já muito semelhantes àqueles que hoje conhecemos do artista: samba, reggae, jongo, funk e rap. Porém, a sua participação neste grupo musical foi apenas um ponto de partida. Daí em diante começa a receber convites para vários projetos, mais precisamente para dar voz num disco de tributo a Tim Maia e participar na tournée da banda Planet Hemp.

Em 2001 inicia a sua carreira a solo com álbum Samba Esporte Fino, o primeiro dos muitos trabalhos que se seguiram. Até hoje, o artista editou 7 discos a solo, sendo o mais recente Músicas para Churrasco, Vol. 2.

No início de 2013, Seu Jorge decidiu mudar-se para Los Angeles ao lado da família, com o objetivo de proporcionar um meio mais seguro para a educação das filhas e prosseguir a carreira como ator, iniciada no Brasil em filmes como Cidade de Deus e Tropa de Elite 2.

 

Partilhar este artigo

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *