Home / Filmes sobre Música /

Reflektor Tapes: documentário e concerto dos Arcade Fire

Reflektor Tapes: documentário e concerto dos Arcade Fire

 

O ano de 2017 assinala o regresso dos Arcade Fire ao mundo da música! A banda de indie rock da cidade de Montreal, no Canadá, fundada em 2003 pelo casal Win Butler e Régine Chassagne tem construído uma reputação muito positiva nos últimos anos. O álbum Reflektor (2013) – que nos apresentou pela primeira vez êxitos musicais como Refletkor, Afterlife e Porno – continua a ser extremamente aplaudido pelos fãs e a atrair milhares de pessoas aos concertos da banda.

Com quatro álbuns de estúdio, os Arcade Fire já mostraram o seu talento, combinando uma miríade de instrumentos como guitarra, bateria, baixo, piano, violino, xilofone, teclado, acordeão e até mesmo harpa para cativar a audiência! Não há dúvida de que, perante a utilização de tantos instrumentos musicais, as apresentações ao vivo da banda sejam elevadas a um patamar lendário.

E esse mesmo sucesso tem sido comprovado através dos muitos prémios que arrecadou. Em 2011, a banda chegou mesmo a levar para casa o Grammy de melhor álbum do ano, tal como o Juno 2011 e o Brit Award 2011 pelo terceiro álbum de estúdio: The Suburbs. Já o álbum Refletkor, ainda que não tenha ganho um prémio significativo, recebeu uma nomeação para os Grammy e alcançou a primeira posição no Billboard 200 na sua primeira semana.

Ainda que não haja anúncios quanto a um novo álbum, os Arcade Fire lançam em fevereiro de 2017 as The Reflektor Tapes, documentário realizado por Khalil Joseph, e o concerto Live At Earls Court.

The Reflektor Tapes é um documentário visualmente estonteante e hipnótico sobre o processo criativo do álbum Reflektor, de 2013. O documentário foi realizado por Khalil Joseph, que também realizou o filme Lemonade, de Beyoncé, além de ser responsável por telediscos de artistas como Kendrick Lamar, FKA Twigs ou Flying Lotus e de já ter sido premiado no Sundance Film Festival.

 

The Reflektor Tapes estreou mundialmente em 2015 no Toronto International Film Festival. O filme reúne imagens das sessões de gravação do aclamado disco dos Arcade Fire, atuações ao vivo e registos da estadia do grupo no Haiti, país com o qual têm uma relação já duradoura.

O documentário é acompanhado de Live At Earls Court, registo do concerto que a banda deu a 6 de junho de 2014 no Earls Court, em Londres, onde não faltaram canções como “Reflektor”, “No Cars Go”, “Rebellion (Lies)”, “Neighbourhood #3 (Power Out)”,“The Suburbs”, “Wake Up”, “Afterlife”, “Ready to Start”, entre muitas outras. O concerto integrou a digressão de “Reflektor” e serve de complemento perfeito ao filme que agora é editado.

The Reflektor Tapes e Live At Earls Court são lançamentos imprescindíveis a todos os fãs dos Arcade Fire, captando não só o processo criativo que envolveu este importante e desafiante álbum, mas também a magia que se vive em palco sempre que banda atua ao vivo.

 

Partilhar este artigo

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *