Home / Notícias de Música /

Sting destina valor total do Prémio Polar para organização de refugiados

Sting destina valor total do Prémio Polar para organização de refugiados

 

Conhecido pela promoção dos direitos humanos através da sua música, Sting  – em conjunto com o artista de jazz norte-americano Wayne Shorter, de 65 anos – recebeu o Prémio Sueco de Música Polar em 2017, que concede a cada um dos vencedores um milhão de coroas (cerca de 118 mil reais brasileiros) numa gala em Estocolmo.

“Fiquei profundamente honrado em receber o Prémio Polar deste ano e agora tenho prazer em doá-lo à iniciativa juvenil sueca Songlines“, disse Sting num comunicado divulgado no site do projeto, alguns dias após a cerimónia.

“A música pode ajudar a construir pontes e este projeto destaca o papel vital que pode dar aos jovens refugiados a oportunidade de se conectarem com a sua nova sociedade”, manifestou Sting.

A Songlines tenta ajudar jovens refugiados a eliminar as diferenças culturais que encontram no país de acolhimento através da música. Para isso colabora com coros, orquestras e escolas e organiza ainda festivais, fóruns onde fazem amizades e agilizam a aprendizagem do idioma.

O que o valor do Prémio Polar pode fazer pelos refugiados?

“A música é uma ferramenta fantástica para a integração! Através da música, são formadas novas amizades e desenvolvem-se habilidades linguísticas”, disse Julia Sandwall, coordenadora nacional da Songlines, em comunicado à imprensa.

 

“São jovens valentes que fugiram da guerra e da opressão em países como Síria, Afeganistão ou Eritréia e a música é uma ferramenta fantástica para a sua integração”, enfatizou a coordenadora nacional do projeto, Julia Sandwal.

O projeto gastará o prémio em dinheiro na organização de acampamentos de música, organização de concertos e compra de instrumentos musicais para os jovens refugiados.

O Prémio Polar 2017 foi para Sting e o saxofonista americano Wayne Shorter. O Polar foi criado em 1989 por Stig Anderson, editor, compositor e representante do grupo Abba. Entretanto, Sting dispensa qualquer tipo de apresentações: o músico norte-americano ganhou o reconhecimento internacional como membro do grupo de rock The Police, que lançou o hit ‘Roxanne’ em 1979 e ‘Do not Stand So Close To Me’ no ano seguinte.

O Prémio de Música Polar honra dois laureados todos os anos para “celebrar a música em todas as suas várias formas” e “quebrar os limites musicais reunindo pessoas de todos os diferentes mundos da música”.

 

Partilhar este artigo

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *