Home / Música Alternativa /

O nascimento de um álbum a solo: YO B! do pseudónimo DJ Gonçalix

O nascimento de um álbum a solo: YO B! do pseudónimo DJ Gonçalix

A Música sempre fez parte da minha Vida. E foi sempre muito importante na minha personalidade, conforme já expliquei no texto O Som do Silêncio: Morte, Depressão, Música, Melancolia, Salvação.

Mas foi quando tinha 14 anos que ganhou um novo impulso e importância: os meus pais aceitaram a minha ideia de comprar uma… bateria! E assim, de modo auto-didata, comecei a tocar muito, a praticar imenso, com uma vontade incrível de fazer barulho. E fiz, bastante mesmo!

Inspirado pelos meus heróis musicais dos anos 90 comecei a formar bandas com amigos: grupos de covers, depois músicas originais, numa catadupa de projectos que nunca passaram do amadorismo, mas que me permitiram fazer concertos, gravar demos e por aí adiante.

Até que, uns anos antes do início do novo milénio, deixei todas as bandas que tinha e vendi a bateria. Estava farto de grupos: o esforço e a energia dissiparam-se, comecei a faculdade e não conseguia conciliar tudo ao mesmo tempo. E de repente comecei a perceber que os computadores podiam ajudar-me a fazer Música, como sempre quis fazer.

Fazer música em casa e sozinho…

Depois de estudar os primórdios da edição de áudio nos computadores, decidi aventurar-me e fazer um projecto sozinho. Afinal, sempre desejei criar músicas em que decidia tudo: como começava, continuava e acabava determinada canção. Sim, senti-me impelido para existir musicalmente de maneira totalmente narcisista e egocêntrico, sem ter de discutir com o guitarrista, baixista ou vocalista o que quer que fosse. Eu, por alguma razão inexplicável, queria fazer tudo… à minha maneira!

Mas tinha um problema: não sabia cantar, nem sequer tinha talento para isso, não sabia tocar bem outros instrumentos além da bateria e realmente desconhecia quase tudo sobre produção musical. Pensei: “Como raios eu vou fazer isto?”

Era um desafio. Mas eu tinha tempo, paixão, vontade, paciência e, sabe-se lá como, discernimento para arriscar e criar algo completamente meu, libertando-me das ideias que habitavam na minha cabeça, corpo e espírito.

E comecei a aprender e experimentar no computador ao mesmo tempo que o crescimento da Internet me dava tudo o que eu precisava: samples, MIDI, one shots, software de edição, loops, masterização, diálogos de filmes sacados na net, tudo misturado, era como um batido musical destrambelhado que me davam um enorme gozo.

No início era tudo muito confuso, atabalhoado, desajeitado até da minha parte. Só que de repente comecei a dominar o bicho. E criei uma identidade: assim nasceu o meu pseudónimo DJ Gonçalix.

Agora que tinha um pseudónimo, um alter-ego para me esconder, tinha decidido gravar um disco temático, onde iria explorar diálogos de filmes e vozes de séries, jogos e discos que gostava para criar um álbum inteiro. Porque não?

Utilizando várias ferramentas de áudio, roubando aqui e acolá essa vozes, editei, gravei e misturei as 10 faixas do disco intitulado YO B! durante as madrugadas dos anos 2000 e 2001, no meio de muito fumo, escuridão, confusão mental e deslumbramento sonoro. Na altura serviu para oferecer a amigos chegados no Natal e apenas permitia audições secretas.

Mas agora, 18 anos depois e após o grande Agostinho Ferraz conceber a capa e contra-capa do disco, mais as ilustrações para cada música, arranjei tomates para oferecer a toda a gente interessada este disco, sem classificação musical possível, e sem pretensão artística de qualquer espécie a não ser espalhar a loucura pelas cabeças deambulantes que, como eu, adoram música, seja ela de que tipo for.

Com este artigo e, sobretudo, esta página concretizo um sonho antigo: disponibilizar online de forma gratuita o meu primeiro e único álbum a solo sob o pseudónimo DJ Gonçalix.

O disco foi concebido como uma espécie de banda-sonora que corresponde à fase da vida que estava a viver nos anos 2000 e 2001, juntando numa amálgama de sons, ritmos, melodias e diálogos, as vozes de personagens históricas do cinema, acrescentando ainda diálogos de algumas das minhas séries de TV preferidas de sempre (The Twilight Zone e South Park), um jogo/vídeo impossível de esquecer (Superfly) e um excerto vocal de uma música de uma banda semi-obscura que gosto muito e que se chama Brad.

Porquê estas escolhas? Não sei, nem interessa: simplesmente adoro música, cinema, séries, jogos e parvoíces! É este o espírito que podem ouvir nas músicas que estão nesta página e através do Soundcloud, onde, apesar de não lhes pagar nada, menciono os créditos pelas vozes famosas que estimularam a minha criatividade até um nível que antes pensava impossível.

Hoje, agora, para sempre, disponibilizo tudo gratuitamente em baixo para ouvir directamente aqui nesta página ou no Soundcloud, sendo possível o download das músicas nos formatos MP3 e WAV, assim como a capa e contra-capa, além das imagens ilustrativas de cada canção para quem quiser sacar tudo de uma só vez.

Partilho também a indicação das ferramentas que utilizei para criar este disco, como a placa de som externa M-AUDIO FAST TRACK PRO, o software de edição ACID PRO, o software de masterização T-RACKS e o amplificador virtual V-AMP 2 da marca marca Behringer.

Repito, disponibilizo as músicas e o grafismo correspondente a um CD aqui nesta página de forma totalmente gratuita.

No entanto, se você quer contribuir de alguma maneira para este projecto tem 2 maneiras: enviando dinheiro (no valor que lhe apetecer) para a minha conta PayPal ou comprando alguma das peças de Merchandising (T-Shirts e Canecas) que estão disponíveis no final da página.

Seja qual for a sua opção, MUITO OBRIGADO!

Espero que goste da música, isso é o mais importante!

Cheka yo!

Clica nos links em baixo para veres todos os links relacionados com este projecto:

Página Oficial DJ Gonçalix – YO B!

Página Soundcloud com o álbum YO B!

Página Merchandising DJ Gonçalix – YO B! com T-shirts e Canecas

Página Facebook DJ Gonçalix

Conta PayPal DJ Gonçalix

Link para Download gratuito do disco YO B! (ficheiros WAV + MP3 + Ilustrações com capa, contra-capa e imagens de cada música)

 

ARTIGOS RELACIONADOS

     

Partilhar este artigo

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *