Home / Música /

Merchandising: um universo que nunca mais acaba

Merchandising: um universo que nunca mais acaba

 

Para a grande maioria dos fãs, comprar o álbum mais recente de uma banda e ouvir cada uma das faixas até à exaustão nem sempre é suficiente para criar uma proximidade com os artistas que tanto idolatramos. Há quem procure estar sempre mais perto, garantir que a música tem um lugar na sua vida, mesmo que tal não implique ouvir cada uma das faixas até enjoar.

Em resposta a esta necessidade, existe o merchandising. Já todos vimos produtos deste género na Fnac ou em lojas de música, especialmente nos últimos tempos, dada a crescente popularidade deste tipo de artigos. De acordo com especialistas, tratam-se de materiais promocionais, colocados estrategicamente em pontos de venda, que promovem outros produtos maiores, como os álbuns.

Para encontrar aquilo que procura, recomendamos que visite uma das seguintes plataformas de mechandising:

Merchandising: dos porta-chaves aos preservativos

Isoladamente, os produtos de merchandising são tudo aquilo que os fãs querem, seja para andarem com algo da sua banda no bolso, com o logo da banda estampado na t-shirt ou até mesmo usar roupa interior que os faça lembrar os artistas favoritos. Neste post, falamos de merchandising, desde os produtos mais comuns a alguns que chegam a ser bizarros.

Canecas

Este é um dos produtos mais tradicionais de merchandising. Canecas com o logo de uma banda estampada na superfície de porcelana, a capa de um álbum, uma imagem icónica como a dos Beatles a atravessar a passadeira em Abbey Road ou até mesmo um verso de uma música popular da banda. E porquê uma caneca? É como juntar o útil ao agradável e partilhar o seu café matinal com a banda que tanto adora.

Porta-chaves

Para tornar possível aquela ideia de “andar com a banda favorita no bolso”, foram criados os porta-chaves. Existem milhares e de todas as formas e feitios, uma vez mais com símbolos que representam bem a banda. Desde logótipos icónicos a guitarras em miniatura, idênticas às usadas pelos seus artistas favoritos, os porta-chaves garantem que, seja qual for o lugar para onde vá, possa levar sempre consigo um pedacinho da sua banda.

Capas de telemóveis

O fenómeno dos smartphones abriu todo um novo mercado: as capas de telemóvel. Para proteger os dispositivos de quedas e acidentes, as capas funcionam como um reforço à estrutura do smartphone. Por norma, existem as mais básicas de uma cor só, mas há também temáticas. E porque não ter uma capa de telemóvel que honre a sua banda favorita?

Capas para churrascos

 

Em tempo de férias e repastos ao ar livre, nada como a capa protetora para o seu churrasco. Mas e se pudesse ser uma capa dos AC/DC? Pode parecer bizarro e extravagante demais, mas a verdade é que existe e há quem compre.

Equipamento de ciclismo

Custa 125 dólares e destina-se a todos os ciclistas amadores que queiram pedalar pela equipa de Black Francis, o icónico vocalista dos Pixies. Disponível na própria loja online do site da banda, é sem dúvida o produto mais extravagante que aí poderemos encontrar mas que terá, certamente, clientes.

Calções

Quem diria que a banda de metal pesado Mastodon se juntaria com uma marca de vestuário para fazer calções femininos? A verdade é que aconteceu e a linha de calções Asstodon pensa no público mais femino que não dispensa a música pesada na sua vida.

Pen/abre-garrafas

Não, não estou a juntar neste tópico dois produtos diferentes. Estou a falar de um produto que é dois em um: de um lado, temos uma pen USB com o álbum …Like Clockwork dos Queen of the Stone Age; do outro lado, um abre-garrafas para que saque todas as caricas e possa beber a sua cerveja esteja onde estiver. Melhor combinação era impossível.

Preservativos

Até onde vai o seu amor por uma banda? Em colaboração com a Durex, os Daft Punk lançaram uma linha especial de preservativos Get Lucky. Apesar de não serem assim tão fáceis de comprar (e até mesmo de encontrar), sabe-se que a Durex enviou a alguns destes preservativos a DJs de renome, entre os quais Diplo.

   

Partilhar este artigo

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *