Home / Concertos /

John Legend vai mostrar Darkness and Light na Europa em 2017

John Legend vai mostrar Darkness and Light na Europa em 2017

 

Um dos mais aclamados músicos da atualidade começa em breve uma tour pela Europa que o traz de novo a Portugal: estamos a falar, naturalmente, de John Legend. O aclamado e multiplatinado cantor e compositor acaba de lançar o novo álbum Darkness and Light e prepara-se para partir em digressão pelo mundo.

Para celebrar a carreira deste músico e a sua vinda a terras lusitanas, decidimos que seria apropriado conhecer um pouco mais da sua história. Ao longo dos próximos parágrafos vamos percorrer a sua biografia, focando-nos nos momentos mais importantes da sua carreira até ao lançamento do seu novo trabalho.

Quem é John Legend?

Se alguém lhe fizesse esta pergunta agora mesmo, não seria difícil dar uma resposta. Apostamos que a aparência do cantor lhe viria a cabeça instantaneamente e que logo a seguir se seguiriam o nome de algumas músicas e trabalhos do artista. A música All of Me, que é sem sombra de dúvidas uma das mais conhecidas do cantor e que desde 2013 tem mantido a sua presença em estações de rádio em todo o mundo, é provavelmente o que lhe virá à cabeça de seguida. Quase consegue trautear a música, certo?

No entanto, será que conhece realmente a história de John Legend e as suas origens?

Nascido em Ohio, a 28 de dezembro de 1978, John Legend é hoje um cantor e compositor aclamado pela crítica. Mas nem sempre foi assim. Desde muito cedo que o artista demonstrou uma aptidão especial pelas artes performativas, tendo aprendido com a sua própria avó a tocar piano. Como se sucede com muitas outras histórias, Legend começa a praticar música sempre que pode e onde o deixam fazer, seja em casa ou no coro da igreja.

COMPRE OS SEUS BILHETES PARA O CONCERTO DE JOHN LEGEND EM:

– FNAC

– VIAGOGO

Mais tarde, ao ingressar na Universidade da Pensilvânia, onde estudou Inglês e literatura Afro-Americana, Legend inscreveu-se em várias atividades musicais prestadas pela faculdade. Nessa mesma altura foi apresentado à artista Lauryn Hill, que o contratou para tocar piano no seu tema Everything Is Everything, e rapidamente começou a realizar espetáculos à volta de Filadélfia, expandindo o seu público até Nova Iorque, Boston, Atlanta e Washington D.C.

Após a universidade John Legend conheceu então Kanye West, o produtor e músico com quem começou rapidamente a trabalhar, participando com arranjos vocais nos temas do rapper. Ainda assim, o músico só começou a ganhar reconhecimento através de uma série de colaborações semelhantes e a fazer parte de hits reconhecidos de artistas como Jay-Z ou Alicia Keys.

O álbum de estreia de Legend, Get Lifted, surgiu em 2004 através da Columbia Record, tendo sido um imediato sucesso, com o primeiro grande hit Ordinary People a galgar tabelas. O sucesso foi confirmado quando o álbum garantiu ao compositor três Grammy em 2006, nas categorias de Best R&B Album, Best New Artist e Best Male R&B Vocal Performance.

O segundo disco de originais, Once Again, que rendeu a Legend mais um Grammy na categoria de Best Male R&B Performance, com o single Heaven, contou com a participação de artistas de renome como Kanye West, will.i.am e Raphael Saadiq.

O terceiro longa-duração, Evolver, foi editado em 2008 e incluía o hit Green Light, que contou com a participação de Andre 3000. Em 2010, John Legend lança um álbum em colaboração com a banda de hip-hop The Roots. Este quarto disco de estúdio volta a merecer a atenção da indústria e conquista mais um Grammy para o artista, desta vez na categoria Best R&B Album.

No entanto, foi o quarto registo de originais, Love In the Future, editado em 2013, que alcançou o maior número de vendas e os primeiros lugares nas principais tabelas. Já a participação no filme Selma, com o tema Glory, em 2014, valeu-lhe o seus primeiros prémios na indústria cinematográfica com um Óscar, um Globo de Ouro e um Critic Choice Award.

Em paralelo com a sua carreira, Legend tem demonstrado o seu lado mais humanitário, associando-se a causas que almejam marcar a diferença na vida dos outros, criando e colaborando em vários projetos e iniciativas globais. Em 2007 lançou o The Show Me Campaign, uma iniciativa que se foca na educação como umas das formas para quebrar a pobreza.

Reconhecido como um líder nesta área, Legend foi ainda premiado ao longos dos anos por prémios como: BET Humanitarian of the Year award, em 2010, CARE Humanitarian Award pela mudança global e Bishop John T. Walker Distinguished Humanitarian Service Award, pela organização sem fins lucrativos Africare, em 2009 e ainda “Harvard Foundation Artist of the Year Award”, em 2011. Legend participou e contribuiu para o musical do ano “La La Land”, na música original “Start a Fire”.

Darkness and Light: o novo trabalho de John Legend e a digressão europeia

O quinto álbum de estúdio de John Legend chegou às lojas no início de dezembro de 2016 e tem, desde então, alcançado excelentes resultados. Apresentando ao público singles como Love Me Now – que já alcançou mais de 157 milhões de streams no Spotify e cujo videoclip conta com mais de 88 milhões de visualizações no YouTube – John Legend prepara-se agora para apresentar em pessoa as suas novas músicas aos fãs.

John Legend anunciou por isso a sua maior digressão europeia até à data, que terá lugar já nos próximos meses de setembro e outubro. A digressão Darkness and Light chega à Europa para 24 espetáculos pelo continente, começando em Glasgow, na Escócia, dia 08 de setembro, e culminando em Lisboa, dia 14 de outubro.

A notícia da digressão chega com o anúncio de Surefire, o segundo single a ser retirado do álbum Darkness and Light.

COMPRE OS SEUS BILHETES PARA O CONCERTO DE JOHN LEGEND EM:

– FNAC

– VIAGOGO

 

   

Partilhar este artigo

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *