Home / Fotografia Musical /

O livro de Harry Benson que retrata a vida dos Beatles na estrada

O livro de Harry Benson que retrata a vida dos Beatles na estrada

 

On the Road, 1964-66 é o livro que mostra os bastidores daquele que foi o maior fenómeno da cultura pop do século XX. Durante dois anos, o fotógrafo Harry Benson acompanhou a vida dos Beatles na estrada, captando alguns dos momentos que marcam o auge do grupo. Em 2011, as imagens foram transpostas para o papel: ao todo são 272 páginas que refletem não só a história dos Beatles como aquele que Benson descreve como um dos períodos mais felizes da sua vida.

Tudo começara em 1964. Harry Benson era então um jovem fotógrafo a trabalhar para o tablóide britânico, Daily Express, e que tinha como missão fazer uma reportagem de acompanhamento da ida dos Beatles para Paris. A partir desse momento e durante o período de dois anos, o fotojornalista viria cobrir todas as digressões da banda.

O resultado final foi a captura do processo de transição do fenómeno adolescente para uma fase mais adulta. Durante as 3 semanas que os Beatles estiveram em França, Benson esteve presente no momento em que se deu a confirmação da digressão pelos Estados Unidos da América e da participação do afamado Ed Sullivan Show.

beatles-ed-sullivan-show

Com o tempo, o fotógrafo acabou por se tornar amigo dos membros da banda, tendo acesso a imagens privilegiadas que nenhuma câmara captou.

A preto e branco, as fotografias de Harry Benson captam, por exemplo, o momento da saída do avião, aquando da chegada a Nova Iorque; ou o encontro no ringue com o boxista Muhammed Ali, na Florida. Em On the Road, 1964-66 vivem imagens de acontecimentos com grande cobertura mediática, juntamente com episódios mais recatados, como os ensaios da banda.

Ao folhear as páginas, podemos também encontrar imagens da luta de almofadas no hotel parisiense, George V, e até mesmo a lua-de-mel de George Harrison e de Patty Boyd, nos Barbados. Existe também uma excelente página sobre Harry Benson, onde pode acompanhar todo o seu trabalho.

 

Harry Benson: uma vida de histórias em imagens

George Harrison, John Lennon, Paul McCartney e Ringo Starr são as personagens principais do livro, que integra uma longa carreira. Ao longo de vários anos, Harry Benson tem surpreendido o mundo ao mostrar o lado mais intimista de figuras que estamos habituados a ver nos jornais e na televisão.

harry-benson-on-the-roadO fotógrafo já publicou vários livros. O primeiro, de 1982, tinha o seu nome no título e era um conjunto de imagens do seu trabalho enquanto fotojornalista. Da sua obra fazem também parte First Families: An Intimate Portrait From the Kennedys to the Clintons e o seu primeiro livro sobre os Beatles, Once There Was a Way: Photografs of the Bleats by Harry Benson.

Benson foi um dos fotógrafos que estava perto de Robert F. Kennedy momentos antes do assassinato. De acordo com o próprio, este foi um dos momentos mais difíceis da sua carreira. Na altura, pensou que não podia falhar e que era sua missão capturar aquele que era um momento histórico.

O trabalho de décadas valeu a Harry Benson a condecoração como membro da Order of the British Empire. Um dos seus trabalhos mais conhecidos é provavelmente o retrato oficial de Elizabeth II. A fotografia foi tirada em 2014 e é o primeiro retrato da rainha desde 1957.

Entre as figuras capturadas pela lente do fotógrafo destacam-se o maior jogador de xadrez de todos os tempos, Bobby Fischer; Elizabeth Taylor, fotografada antes e depois da operação ao cérebro; e Michael Jackson, que abriu a Harry Benson o seu próprio quarto.

 

Share this article

Comments

  • 04 Dezembro, 2015

    Adorei esse artigo! Sou louco por música e adoro saber as histórias desses caras incríveis. Abraço!

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *