Home / Fado /

Quem é o guitarrista Mário Pacheco, fundador do Clube de Fado?

Quem é o guitarrista Mário Pacheco, fundador do Clube de Fado?

 

Mário Pacheco é o fundador do Clube de Fado, espaço mítico da música portuguesa, que se situa junto à Sé Catedral de Lisboa e que já na sua origem pretendia ser um local de convívio, tertúlia e inovação. Como podemos ler no site oficial, era aí que Mário Pacheco soltava “as amarras da sua guitarra e viajava”. Ele é também uma grande figura da música portuguesa que hoje merece a nossa atenção. Confira a história do guitarrista neste artigo.

Armindo Mário Rates Pacheco nasceu em 1953, filho de António Pacheco, um guitarrista que o incentivou a seguir a mesma carreira. A aprendizagem da guitarra portuguesa começou desde cedo, mas não foi a única experimentada por Mário Pacheco.

Em jovem estudou solfejo e pelas suas mãos passou também a guitarra clássica. Estudou até na Academia de Música de Lisboa, mas foi a paixão antiga pelos sons da guitarra portuguesa que o prenderam.

O interesse levou-o aos grandes guitarristas que acabaram por o influenciar de forma determinante. Entre eles, os eternos Artur e Carlos Paredes, Fontes Rocha, Pedro Caldeira Cabral e Armandinho.

CONFIRA A DISCOGRAFIA COMPLETA DE MÁRIO PACHECO AQUI NESTE LINK!

Durante a carreira acompanhou inúmeras vozes, também elas de enorme relevo. Escusado será fazer apresentações quando falámos de Amália Rodrigues, Alfredo Marceneiro ou Hermínia Silva.

O primeiro álbum editado chama-se Um Outro Olhar, foi lançado em 1992 e fala de saudade. Foi por volta da mesma altura que Mário Pacheco encontrou, em Alfama, o local que viria a albergar o Clube de Fado (confira a história completa deste espaço mítico neste artigo Clube de Fado: experimente um jantar à moda do fadista).

Sendo uma figura incortável do panorama musical português, Mário Pacheco foi também anfitrião de muitas outras estrelas da música, cinema e cultura em geral no Clube de Fado. Entre os inúmeros artistas portugueses e brasileiros que conviveram (e ainda convivem) com o guitarrista salientamos por exemplo Rui Veloso, Camané, Carminho, Mariza, Caetano Veloso, Milton Nascimento, Adriana Calcanhoto e muitos mais!

No ano de 2006, o guitarrista foi distinguido com o prémio de Melhor Compositor pela Fundação Amália Rodrigues.

Em 2015 , o disco Clube de Fado – A Música e a Guitarra (Edição Especial CD+DVD) na FNAC Portugal, foi considerado um dos 10 melhores do género World Music para a revista Songlines. Recentemente, em janeiro de 2015, foi consagrado Comendador da Ordem do Infante D. Henrique.

Confira agora o disco que reúne o essencial do espírito do Clube de Fado – A Música e a Guitarra (Edição Especial CD+DVD) na FNAC Portugal

E recomendamos também a leitura do post Fado: 6 álbuns memoráveis do património imaterial da humanidade

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ARTIGOS RELACIONADOS

     
   

Partilhar este artigo

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *