Home / Fado /

Quem é o guitarrista Mário Pacheco, fundador do Clube de Fado?

Quem é o guitarrista Mário Pacheco, fundador do Clube de Fado?

Mídia Kit Blog Mundo de Músicas

Mário Pacheco é o fundador do Clube de Fado, espaço mítico da música portuguesa, que se situa junto à Sé Catedral de Lisboa e que já na sua origem pretendia ser um local de convívio, tertúlia e inovação. Como podemos ler no site oficial, era aí que Mário Pacheco soltava “as amarras da sua guitarra e viajava”. Ele é também uma grande figura da música portuguesa que hoje merece a nossa atenção. Confira a história do guitarrista neste artigo.

Armindo Mário Rates Pacheco nasceu em 1953, filho de António Pacheco, um guitarrista que o incentivou a seguir a mesma carreira. A aprendizagem da guitarra portuguesa começou desde cedo, mas não foi a única experimentada por Mário Pacheco.

Em jovem estudou solfejo e pelas suas mãos passou também a guitarra clássica. Estudou até na Academia de Música de Lisboa, mas foi a paixão antiga pelos sons da guitarra portuguesa que o prenderam.

O interesse levou-o aos grandes guitarristas que acabaram por o influenciar de forma determinante. Entre eles, os eternos Artur e Carlos Paredes, Fontes Rocha, Pedro Caldeira Cabral e Armandinho.

CONFIRA A DISCOGRAFIA COMPLETA DE MÁRIO PACHECO AQUI NESTE LINK!

Durante a carreira acompanhou inúmeras vozes, também elas de enorme relevo. Escusado será fazer apresentações quando falámos de Amália Rodrigues, Alfredo Marceneiro ou Hermínia Silva.

O primeiro álbum editado chama-se Um Outro Olhar, foi lançado em 1992 e fala de saudade. Foi por volta da mesma altura que Mário Pacheco encontrou, em Alfama, o local que viria a albergar o Clube de Fado (confira a história completa deste espaço mítico neste artigo Clube de Fado: experimente um jantar à moda do fadista).

Sendo uma figura incortável do panorama musical português, Mário Pacheco foi também anfitrião de muitas outras estrelas da música, cinema e cultura em geral no Clube de Fado. Entre os inúmeros artistas portugueses e brasileiros que conviveram (e ainda convivem) com o guitarrista salientamos por exemplo Rui Veloso, Camané, Carminho, Mariza, Caetano Veloso, Milton Nascimento, Adriana Calcanhoto e muitos mais!

No ano de 2006, o guitarrista foi distinguido com o prémio de Melhor Compositor pela Fundação Amália Rodrigues.

Em 2015 , o disco Clube de Fado – A Música e a Guitarra (Edição Especial CD+DVD) na FNAC Portugal, foi considerado um dos 10 melhores do género World Music para a revista Songlines. Recentemente, em janeiro de 2015, foi consagrado Comendador da Ordem do Infante D. Henrique.

Confira agora o disco que reúne o essencial do espírito do Clube de Fado – A Música e a Guitarra (Edição Especial CD+DVD) na FNAC Portugal

E recomendamos também a leitura do post Fado: 6 álbuns memoráveis do património imaterial da humanidade

 

Mídia Kit Blog Mundo de Músicas

 

 

 

 

 

 

 

ARTIGOS RELACIONADOS

     

Partilhar este artigo

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *