Home / Marketing Musical /

O Forgotify dá-te música que nunca foi tocada no Spotify

forgotify

O Forgotify dá-te música que nunca foi tocada no Spotify

 

O Spotify assume-se como líder no mercado do streaming de música e com razão. Com mais de 60 milhões de utilizadores, a plataforma disponibiliza mais de 30 milhões de músicas prontas a ser ouvidas. Estamos a falar de muitos milhões, é verdade, mas a estes acrescem-se outros: os 4 milhões de músicas que nunca foram ouvidas na plataforma.

É possível encontrar de tudo um pouco no Spotify, desde os hits mais recentes dos charts norte-americanos aos clássicos sinfónicos de Beethoven, passando pelos acordes mais orientais e exóticos típicos dos centros de meditação. Porém, há algumas faixas que nunca foram ouvidas e que têm exatamente zero reproduções. Parece inacreditável, mas é a mais pura verdade.

Mas eis então uma solução para o problema: o Forgotify. Esta é uma aplicação web que vasculha todas as faixas que nunca foram ouvidas e as apresenta aos utilizadores, para que possam finalmente ter a sua primeira reprodução. Neste post, falamos mais desta plataforma e contamos como é que surgiu a ideia de criar algo do género.

Forgotify: diminuir os 20% que nunca foram ouvidos

A ideia foi plantada na cabeça de Lane Jordan quando ouviu um facto muito curioso acerca do Spotify: 20% do seu catálogo correspondia a músicas que nunca antes tinham sido reproduzidas. Especialista em artes interativas, Jordan juntou-se então a J Housmann e Nate Gagnon para desenvolver o Forgotify, uma ferramenta que coloque nos ouvidos do utilizador música que nunca foram ouvidas.

Estas músicas ‘negligenciadas’ são escolhidas aleatoriamente e apresentadas a qualquer utilizador que tenha login no Spotify. Se não gostar da sugestão que é apresentada, basta clicar no botão Next e passar para a seguinte. O mais audaz pode ainda partilhar a pérola que encontrou e, quem sabe, fazer de um êxito nunca tocado uma verdadeira sensação nas redes sociais. Eis alguns dos tesourinhos que encontramos durante a nossa passagem pelo Forgotify. Reconhece algum?

 

O website usa um código embebido do player do Spotify e, com um software desenvolvido especialmente para este propósito, procura músicas com uma popularidade de “0” no sistema, o que significa que nunca antes foi ouvido pelo utilizador. Todos os dias, o algoritmo do Forgotify corre de novo, removendo músicas que já tenham sido reproduzidas pelo menos uma vez.

Tendo em conta que a biblioteca do Spotify aumenta consideravelmente todos os dias, o número de músicas sem reproduções continua a crescer, mesmo que o Forgotify acabe por eliminar algumas das sua lista.

Mas há algum motivo para que estas músicas nunca tenham sido ouvidas? Aparentemente, não. A qualidade de algumas delas é um pouco duvidosa, pertencendo a novas bandas e artistas que pretendem vingar na indústria musical. Outras faixas caíram simplesmente no esquecimento e estão à espera de ser desenterradas para conhecer de novo a luz do dia.

 

Partilhar este artigo

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *