Home / Indústria Musical /

Os 5 melhores estúdios de gravação do Brasil

estúdios de gravação

Os 5 melhores estúdios de gravação do Brasil

 

O Mundo da Música é um meio muito concorrido, mas ao mesmo tempo cada vez mais bandas surgem no cenário nacional. A facilidade de acesso às informações atualmente, bem como algumas formas de ganhar dinheiro, como o financiamento coletivo, colabora (e muito) para esse crescimento musical.

Entretanto, de nada adianta ter uma banda se a mesma não produzir um material de qualidade. A produção de um material musical de qualidade passa, definitivamente, por dois estágios: um bom produtor musical e um bom estúdio de gravação. Portanto, conhecer um bom estúdio de gravação é fundamental no momento de efetuar um registo musical.

Claro que hoje em dia é fácil montar um estúdio em casa, chamado de home studio. Contudo, por melhor que seja seu estúdio caseiro, ele jamais irá produzir uma música com a qualidade adquirida em um estúdio profissional de gravação.

Separamos, então, uma lista com os cinco melhores estúdios de gravação do país, para facilitar o seu trabalho na hora de gravar o CD com a sua banda.

Os 5 melhores estúdios de gravação do Brasil

Midas Studios

midas

Começamos nossa lista com o Midas Studios. Esse estúdio fica localizado na zona norte de São Paulo e é administrado pelo empresário e produtor musical Rick Bonadio. Bonadio ficou famoso ao produzir bandas como Mamonas Assassinas, Charlie Brown Jr, Tihuana, CPM 22, dentre outras. O estúdio conta com quatro salas de gravação, sendo três delas totalmente equipadas para gravação e mixagem com mesas de som SSL. A quarta sala serve para pré-produção, edições digitais e composição.

K9 Studio

k9estudio

O segundo nome da lista é o K9 Studio. Localizado também em São Paulo, porém na zona sul, esse estúdio é equipado com duas salas que servem tanto para ensaios quanto para gravações. Além do estúdio em si, o K9 também é uma produtora e gravadora focado no mercado independente e, portanto, pode ser uma boa solução para você que estava procurando um bom estúdio, juntamente com uma boa produtora e gravadora.

DSN Estudios

estudiodsn

 

A DSN Estudios possui três salas e um booth (espécie de cabine de gravação) construídos para um tratamento e isolamento acústicos de ótima qualidade.  As salas são inteiramente equipadas e prontas para a gravação, edição e finalização de qualquer que seja seu projeto musical. Além disso, o estúdio também conta com a produção de DVDs, videoclipes (em ambientes internos e externos), webclipe e making of, juntamente com uma equipe pronta e qualificada para a realização do seu projeto.

Mosh Studios

mosh

O Mosh Studios foi criado em 1980 por Oswaldo Malagutti Jr. e Hélio Santisteban (as iniciais dos fundadores dão nome ao estúdio). Ele conta com cinco salas de estúdios, uma delas com 130m² onde é possível gravar com uma orquestra ou ainda fazer clipes internos. Atualmente conta com uma equipe numerosa e qualificada, sendo sete engenheiros de áudio, dentre eles Beto Neves que já recebeu 14 nomeações ao Grammy tendo levado duas estatuetas para casa, dois produtores e seis assistentes de estúdio. No total são 2200m² de área destinados aos estúdios de gravação e mixagem, localizado no bairro de Água Branca, também na cidade de São Paulo.

Casa Antiga Produtora de Áudio

estudiocasanantiga

Atuando há 12 anos no mercado de gravação de áudio, a Casa Antiga além de ser uma gravadora, também é uma produtora que conta com quatro ambientes tratados acusticamente. Apesar de possuir somente uma sala principal, possui duas booths e uma sala técnica que possibilitam uma gravação de ótima qualidade, independente do estilo musical da sua banda. Além das tradicionais formas de gravação, mixagem e masterização, ainda é possível realizar trilhas sonoras e restaurações de áudio nessa gravadora. A Casa Antiga localiza-se no bairro de São Lucas em Belo Horizonte, capital de Minas Gerais.

Listamos os cinco melhores estúdios de gravação do Brasil. O preço varia de acordo com a sua necessidade e capacidade de investimento. No entanto, todos os estúdios citados possuem estrutura e equipamentos básicos, como guitarras, violão, bateria, baixo, instrumentos de percussão e microfones, prontos para a gravação de qualquer estilo musical.

Gostou da reportagem? Tem alguma dúvida ou sugestão? Deixe seu comentário abaixo e até a próxima!

(Marcone Scalon é colaborador da Transcrito Ja)

 

Partilhar este artigo

Comentários

  • João Guarnieri
    04 maio, 2017

    Quero o telefone deste Estúdio, se for possível.
    Sou compositor tenho varias canções registradas, sonho em gravar um CD.

  • 20 junho, 2017

    Olás. Sou o proprietário do estúdio casa antiga. Obrigado pela inclusão na lista dos 5 melhores. Gostaria de um contato direto com o Marcone, para lhe enviar novas fotos do estudio. Grande abraço a todos!

    • Gonçalo Sousa
      21 junho, 2017

      Olá, muito obrigado pelo seu interesse e comentários! Vamos sim atualizar as fotos, já recebemos no e-mail, em breve alteramos! Grande abraço também e continuação de bom trabalho!

  • Steven Machado Oliveira
    22 junho, 2017

    Olá, gostaria de saber se o estúdio não tem interesse em contratar um auxiliar. grato desde já. Obrigado.

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *