Home / Música /

10 músicas sobre o Espaço para além da Terra

10 músicas sobre o Espaço para além da Terra

 

Alguns anos depois da II Guerra Mundial, o mundo viveu sob a ameaça de acontecer uma III Guerra, mais letal e feroz, que teria como armas bombas atómicas como aquelas testadas em Hiroxima e Nagasáqui. Desta vez, eram os Estados Unidos – líderes do mundo democrático e livre – contra a União Soviética – o grande gigante vermelho que alastrava a sua ideologia comunista por todo o mundo.

Felizmente, neste período de quase 50 anos, nunca se chegou a levantar armas mas o espírito de competição esteve sempre presente. Enquanto se desenvolviam novas bombas e armas letais, os dois gigantes que dominavam o mundo começaram a olhar para o Espaço com algum interesse.

Não foi por mero acaso que, a 20 de julho de 1969, Neil Armstrong aterrou na lua dando ‘um pequeno passo para o homem, um salto gigantesco para a humanidade’. Do outro lado, a União Soviética ficou furiosa: nunca tinham conseguido ir à Lua, apesar de terem sido eles os primeiros a viajar pelo espaço.

A par com todo este fenómeno e interesse pelo Espaço, começou a desenvolver-se toda uma cultura relacionada com o universo para além da Terra. Livros, filmes e até mesmo música. Neste post, falamos por isso de 10 músicas emblemáticas sobre o espaço, desde os dias em que partiram as primeiras naves espaciais até à atualidade.

10 músicas sobre o Espaço para além da Terra

Space Oddity de David Bowie


Por coincidência, nove dias antes da chegada do homem à lua, David Bowie lançou um dos seus maiores êxitos: Space Oddity. Apaixonado pelo mundo da ficção cinetífica, Bowie canta-nos sobre o lançamento espacial de uma personagem, Major Tom, o astronauta mais conhecido da música. Um hino à odisseia especial, galardoado com inúmeros prémios, entre os quais o Ivor Novello Award.

Space Man de The Killers


As composições de Brandow Flower são frequentemente consideradas ‘fora deste mundo’, mas com Spaceman avançamos para um universo totalmente novo. Basicamente, uma música que nos sequestra da cama e nos coloca às mãos curiosas de aliens que querem fazer experiências.

Subterranean Homesick Alien dos Radiohead


Naquela que é uma bonita homenagem a Bob Dylan, a música Subterranean Homesick Alien leva-nos para um universo musical que parece pairar no próprio espaço. Nesta viagem, os Radiohead cantam sobre ficção científica, provando uma vez mais a sua mestria na criação de algo magnífico.

Starman de David Bowie


Em Starman, voltamos a encontrar Bowie, agora vestido com o seu alterego Ziggy Stardust. Com  este clássico da música mundial, Bowie estreou em 1972 um dos seus lados mais estranhos e interessantes, muito aplaudidos pelo público.

 

Calling Occupants Of Interplanetary Craft dos Carpenters


Quem disse que as palavras romance e espaço não se podiam juntar na mesma música? Os Carpenters aceitaram o desafio e criaram a famosa balada Calling Occupants of Interplanetary Craft, onde podemos seguir a história de Karen Carpenter e a sua aventura com extraterrestres.

Man On The Moon dos REM


Os REM brincaram com o momento histórico da chegada do homem à lua na música Man On The Moon mas em vez de falarem sobre Neil Armstrong e do seu grande passo, focam-se nas teorias da conspiração apresentadas por Andy Kaufman, um homem que se julga ter fingido a própria morte.

Across The Universe dos The Beatles


A banda britânica The Beatles conseguiu mudar para sempre o mundo da música, com os vários êxitos lançados. Entre as músicas de sucesso que escreveram e tocaram, encontra-se “Across The Universe”, ainda hoje considerada por alguns especialistas e fãs como uma das melhores obras sobre o espaço.

Rocket Man de Elton John


O memorável êxito do britânico Elton John, lançado em 1972, poderá ter sido inspirado no trabalho já iniciado por Bowie mas conseguiu alcançar sucesso por si mesmo. A partir de um conto de Ray Bradbury, Elton John canta sobre um anticlímax na vida de um astronauta.

My Moon My Man de Feist


Numa mistura de jazz e folk, com o seu próprio toque feminino, Feist canta My Moon My Man, falando-nos de amor e expectativas. Uma música onde a própria artista apela à lua para que lhe dê alguma luz para perceber o que se passa com o seu amante.

Imperial March de John Williams


Em 1977, tem início uma das sagas cinematográficas mais famosas da história: Star Wars. Com uma banda sonora assinada por John Williams, a Imperial March – tema do terrível antagonista Darth Vader – torna-se rapidamente conhecida entre todos os que viram o filme, e mesmo alguns que nunca viram um minuto sequer. Tendo como cenário o espaço e batalhas galácticas, os filmes Star Wars e a banda sonora merecem por isso um lugar nesta lista.

 

Partilhar este artigo

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *