Home / Indústria Musical /

Quais os melhores aplicativos para edição de áudio?

Quais os melhores aplicativos para edição de áudio?

DJ Gonçalix

Atualmente a pergunta certa não é mais “você já ouviu falar em podcast?”, mas sim, “qual podcast você já ouviu hoje?”. A razão para isso é simples: os podcasts, assim como as rádios online, estão cada vez mais presentes na internet.

Muito se fala na importância dos vídeos como plataformas importantes para transmitir conteúdo na web. Os vídeos hoje em dia são as mídias do momento.

A propagação do streaming e o fato de que boa parte da população possui um smartphone em mãos apenas viabiliza ainda mais a atuação dos vídeos.

Porém, junto com o formato vídeo na internet, o áudio é outro formato que mostra uma série de vantagens. Ele é fácil de ser produzido, é acessível para todos os públicos e pode ser consumido a qualquer hora.

Um exemplo disso é o fato de que você pode escutar o seu podcast preferido no seu notebook enquanto passeia pelas redes sociais, redige um texto ou realiza alguma outra atividade.

Ele também pode ser consumido em seu dispositivo móvel enquanto você passeia pelo shopping, caminha no parque ou está no ponto de ônibus. Ou seja, a versatilidade está entre os benefícios do conteúdo no formato áudio.

A produção de áudio no Marketing Digital

No Marketing Digital o conteúdo vale ouro. Digamos, por exemplo, que o seu empreendimento seja uma loja virtual. Tudo começa com uma boa hospedagem de site, capaz de oferecer qualidade de tráfego, backups e um bom Uptime.

No caso de um e-commerce, para obter todas essas vantagens, o serviço de web hosting pode ser uma hospedagem VPS. Esse tipo de hospedagem oferece mais estabilidade e pode ser facilmente gerenciado.

Além de uma boa hospedagem de site, o alicerce que sustenta o Marketing Digital deve ser bom conteúdo, é aí que entram a produção de vídeos por meio de canais no Youtube, por exemplo, e a produção de áudio por meio de podcasts.

Graças ao conteúdo no formato áudio você estará apto a divulgar eventos referentes ao seu negócio, apresentar novos produtos, ou seja, ter autoridade na internet e conseguir captar os leads.

Edição de áudio – Aplicativos para melhorar a sua comunicação 

Assim como uma imagem, ou um texto, ou até mesmo um conteúdo em vídeo, um arquivo de áudio também deve ser preparado para ser apresentado ao público. Por isso, ele também deve ser editado.

Se o Photoshop está aí para melhorar fotos, se o Premiere traz vários truques para um vídeo exercer a influência que você espera no seu público-alvo, lembre-se que os arquivos de áudio também possuem as suas ferramentas adequadas.

Graças a esses softwares você tem condições de aparar as arestas, acrescentar trilha sonora, efetuar pausas, inserir efeitos sonoros, enfim, realizar várias ações que irão transformar a informação em áudio em conteúdo relevante e atrativo.

Sendo assim, confira a seguir as soluções que atualmente existem à disposição para quem quer editar arquivos de áudio.

Audacity

Esse é provavelmente o primeiro nome a ser citado por quem vai recomendar algum software de edição de áudio tamanha é a fama dele.

Além de ser grátis, ele é uma ferramenta open source, ou seja, de código aberto. Isso significa que ele pode ser personalizado pelo usuário.

Utilizar o Audacity pode ser proveitoso por uma série de razões. Além de ser bem organizado, ele possibilita que o usuário trabalhe em uma plataforma multifaixa.

Vale salientar também que o Audacity possui suporte para os principais formatos de áudio do mercado e uma boa biblioteca baseada em FFMPEG.

Não custa destacar também que ele é capaz de efetuar ações essenciais de edição sem exigir do usuário um alto conhecimento de técnicas sonoras. Além disso, o software tem vários filtros e efeitos, aptos para trabalharem em qualquer tipo de conteúdo.

mp3DirectCut 

Esta ferramenta se destaca pela simplicidade, sendo a ideal para a edição de arquivos MP3 e captura de áudio.

Ele facilita ao máximo o trabalho do usuário permitindo gravar locuções e já utilizar a plataforma para recortar, copiar e colar os trechos, organizando tudo.

O que chama a atenção é o seu formato compacto, pois ele tem apenas 133 KB e funciona em qualquer equipamento.

Ocenaudio

Se o seu objetivo é encontrar um software intuitivo para a edição de áudio, conheça então o Ocenaudio.

Ele tem uma interface agradável e com os comandos bem à vista, o que facilita e torna mais rápido o processo de edição.

Outro ponto que merece destaque nesse software é a possibilidade que ele tem para editar diferentes formatos de áudio e vídeo, inclusive conteúdo hospedado na internet. Para isso, basta apenas digitar a URL.

Power Sound Editor Free

Está aí um programa eficiente para quem quer transmitir o conteúdo de CDs e LPs para o seu equipamento ou então alterar uma faixa de áudio.

Um grande destaque dele são os efeitos e também a capacidade de colar, recortar e editar trechos de áudio dos mais diversos.

Conclusão 

Nos dias de hoje, diante das várias rádios online e da proliferação dos podcasts, o conteúdo no formato de áudio se torna uma opção valiosa para quem quer trabalhar com conteúdo na internet.

Por esse motivo, para você não ficar sem voz na era da informação online, conheça os programas que foram apresentados nesse texto. Eles poderão ser muito úteis e elevar a qualidade dos seus conteúdos.

 

ARTIGOS RELACIONADOS

     

Partilhar este artigo

Comentários

  • Avatar
    Emersonlouvor
    19 July, 2019

    #Emersonlouvor eu usava o audscity gostava bastante hoje uso o sound forge

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *