Home / Instrumentos Musicais /

Um homem construiu finalmente um instrumento inventado por Da Vinci

da vinci

Um homem construiu finalmente um instrumento inventado por Da Vinci

 

Leonardo Da Vinci é um dos maiores génios da história mundial. Hoje, o Museu do Louvre, em França, conta com algumas das suas pinturas mais importantes, como é o caso de Mona Lisa, mas o contributo que esta mente nos deixou vai muito além da tela.

Interessado em ciência e arte, Leonardo Da Vinci deixou-se levar muitas vezes pela imaginação para fazer esboços de ferramentas e invenções. Muitos desses esboços continuam ainda preservados no papel, já que ninguém – nem mesmo Da Vinci – lhes conseguiu dar vida. Porém, algumas das invenções que criou têm ganho forma pelas mãos de outros investigadores e curiosos.

Recentemente, foi isso que aconteceu quando um homem polaco, Slawomir Zubrycki, ficou interessado numa das invenções que Da Vinci tinha desenhado no Codex Atlanticus. Para quem nunca ouviu este termo, trata-se de um manuscrito de 12 volumes com projetos de Da Vinci que vão desde ideias para novas armas a planos para máquinas voadoras. A página em questão era a seguinte:

leonardo-da-vinci-codex

 

Se não percebeu, trata-se do esboço de um instrumento musical que combina piano e violoncelo. Fascinado por estes desenhos de Da Vinci, Slawomir Zubrycki deu por si a pensar como podia dar forma àquele instrumento. Considerados todos os aspetos técnicos, não era muito fácil conseguir montar tudo para que funcionasse de forma correta.

Ainda assim, conseguiu. Depois de ter trabalhado neste projeto durante mais de três anos, Zubrycki é bem sucedido na criação da “viola organista” de Leonardo Da Vinci.

A invenção de Da Vinci reconstituída por Slawonir Zubrycki assemelha-se a um piano de cauda mas conta com algumas diferenças. Para começar, inclui 61 cordas que, em vez de serem tocadas por martelos, tal como acontece com um piano normal, são estimuladas por quatro rodas giratórias revestidas com crina de cavalo, muito semelhante aos arcos usados para tocar violino e violoncelos.

   

Partilhar este artigo

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *