Home / Música Brasileira /

Carminho: fadista portuguesa dá voz a temas de Tom Jobim

carminho

Carminho: fadista portuguesa dá voz a temas de Tom Jobim

 

Ao longo dos últimos anos a fadista Carminho tem mostrado, de álbum para álbum, o seu crescimento musical. De um “Fado” que se tornou “Alma” e depois passou a “Canto”, a artista apresentou recentemente um novo trabalho que evidencia uma vez mais a sua evolução artística.

Mas daí a ouvi-la cantar num tom à parte como é o de Tom Jobim – e acompanhada pela Banda Nova que foi a última banda de Jobim, e com nomes que privaram com ele como Maria Bethânia e Chico Buarque – vai um passo grande. Um passo que, para Carminho, provou ser o passo seguinte – bem como um passo em frente, e, acima de tudo, um passo natural. Um passo seguinte, porque o percurso que Carminho tem feito com os seus discos e com os seus concertos a tem aproximado de um estatuto invejável a nível internacional.

Com sucessos de vendas em Espanha, na Escandinávia e no Brasil, com digressões de êxito por França, Holanda, Bélgica, Alemanha, EUA ou Canadá. Um passo em frente, porque todas essas viagens e todas essas experiências têm enriquecido a voz e a capacidade interpretativa de Carminho.

Se o fado é uma música que exige sempre dos seus intérpretes uma entrega total, feita de vivências e de viagens, essa entrega é transportada na voz, qualquer que seja a música que se cante. E não é de estranhar que já haja quem compare a presença de palco de à de nomes grandes como Angélique Kidjo ou Concha Buika, como uma das “grandes” vozes, independentemente da sua origem.

E um passo natural, porque a popularidade e as boas-vindas que Carminho teve no Brasil, com a aclamação do público e da crítica e a recepção calorosa de artistas como Marisa Monte, Caetano Veloso, Chico Buarque ou Milton Nascimento, tornava quase inevitável uma incursão pelo cancioneiro inesgotável da MPB. Foi, por convite da própria família do compositor, sobre o cancioneiro de Tom Jobim que essa incursão teve lugar.

Gravando nos estúdios da prestigiada editora Biscoito Fino com acompanhamento da Banda Nova, a última formação que acompanhou Jobim, composta pelo filho e neto do criador da bossa nova, Paulo e Daniel Jobim, por Jaques Morelenbaum e Paulo Braga. Registando uma dúzia de temas que não evitam clássicos mas preferem mergulhar a fundo na enorme riqueza do acervo de Jobim – de A Felicidade, Sabiá ou Retrato em Branco e Preto a O Que Tinha de Ser, Luiza e Triste. A intérprete tinha já gravado um tema de Jobim, Saudades do Brasil (1969), uma criação de Amália Rodrigues.

 

carminhoE agradecendo àqueles que a receberam de braços abertos, convidando-os para partilhar o microfone com ela: Marisa Monte, que participa em Estrada do Sol, a diva Bethânia, que partilha Modinha, e o eterno Chico Buarque, com quem canta “Falando de Amor”. Carminho pôs toda a sua alma a cantar Jobim. Não é um disco de fado? Talvez não seja. Mas é o disco que se impunha, que Carminho tinha de fazer agora. E que fez.

 

Carminho, distinguida com os Prémios Amália Revelação e Melhor Fadista, é filha da fadista Teresa Siqueira e estreou-se discograficamente a solo em 2009 com ‘Fad’”, apesar de já ter cantado, quer na casa de fados da mãe, Taverna do Embuçado, em Lisboa, quer em alguns espetáculos, como a Gala Carlos Zel, no Casino Estoril, em 2008, e num espetáculo de homenagem ao poeta José Luís Gordo, na Vidigueira, no Baixo Alentejo, em 2005.

CONFIRA A TRACKLIST DE CARMINHO CANTA TOM JOBIM:

  1. A Felicidade
  2. O Que Tinha De Ser
  3. Estrada Do Sol Com Marisa Monte
  4. Meditação
  5. Luiza
  6. Falando De Amor Com Chico Buarque
  7. Wave
  8. Sabiá
  9. O Grande Amor
  10. Retrato Em Branco E Preto
  11. Inútil Paisagem
  12. Triste
  13. Modinha Com Maria Bethânia
  14. Don’T Ever Go Away
  15. Grande Amor
  16. Retrato Em Branco E Preto
  17. Inútil Paisagem
  18. Triste
  19. Modinha Com Maria Bethânia
  20. Don’T Ever Go Away

ÁLBUM DISPONÍVEL EM:

FNAC.PT

LIVRARIA CULTURA

LIVRARIA SARAIVA

iTUNES

 

   

Partilhar este artigo

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *