Home / Concertos /

Bruno Mars: a ascensão de produtor musical a artista sensação

Bruno Mars: a ascensão de produtor musical a artista sensação

 

Peter Hernandez – o homem que todos conhecemos como Bruno Mars – nasceu em Waikiki, no estado norte-americano de Hawaii, a 8 de outubro de 1985. Com ascendência porto-riquenha e norte-americana, é bem conhecido pelos seus hits musicais Grenade, Just The Way You Are e Marry You: sucessos que o colocaram nas tabelas de vendas e fizeram dele um verdadeiro fenómeno em todo o mundo.

O nome artístico, curiosamente, veio do próprio pai. Com seis anos de idade, Pete Hernanez – pai do artista – começou a chamar Bruno ao filho, reconhecendo nele algumas semelhanças físicas com o jogador de wrestling profissional ítalo-americano Bruno Sammartino.

Com uma tendência artística voltada para a música, Bruno Mars deixou o Hawaii para se mudar para Los Angeles, na Califórnia, em 2003. Por essa altura não tinha sequer vinte anos e, acabado de sair do ensino secundário, procurava uma oportunidade para construir a sua carreira enquanto artista.

E, durante alguns meses, acreditou ter encontrado essa oportunidade. Pouco depois de se mudar para Los Angeles, assinou um contrato discográfico com a editora Motown Records, em 2004, mas desta parceria não conseguiu fazer nenhum trabalho. Ainda assim, nem tudo foi deitado a perder porque foi aqui que conheceu o compositor e produtor Philip Lawrence e o engenheiro musical Ari Levine.

Ainda longe de se lançar como artista a solo, Bruno Mars inicia a sua carreira enquanto compositor e produtor, formando ao lado dos outros dois a equipa de produção The Smeezingtons. Muitas das músicas que compôs e produziu foram trabalhadas por artistas como Alexandra Burke, Travie McCoy, Adam Levine, Brandy, Sean Kingston, e Flo Rida.

O estrelato de Bruno Mars, e a sua ascensão enquanto artista, dá-se então após as bem sucedidas colaborações com B.o.B. – em Nothin’ On You – e Travie McCoy – em Billionaire –, ambas de 2010. É neste momento que Mars se revela como uma das maiores promessas da Pop, abrindo caminho para a bem sucedida carreira em nome próprio.

O álbum de estreia, Doo-Wops & Hooligans, foi editado em 2010, e fez de Bruno Mars um nome badalado, especialmente aquando do lançamento do single Just The Way You Are. O mesmo álbum deu a conhecer uma mão cheia de singles de sucesso, que integraram a lista das músicas mais tocadas nas rádios nacionais: Just The Way You Are, Grenade, Marry You, The Lazy Song e Count On Me.

 

No final de 2012 chega às lojas Unorthodox Jukebox, o segundo álbum de Bruno Mars, que liderou rapidamente as tabelas de vendas em diversos países, superando as vendas em 1 milhão de unidades só nos EUA. O novo álbum tornou-se ainda disco de Platina no Reino Unido, Austrália, Nova Zelândia, França, Canadá e Irlanda.

Os singles Locked Out of Heaven, que alcançou e manteve a posição Nº1 durante seis semanas consecutivas nos Estados Unidos, e When I Was Your Man lançam o novo trabalho. When I Was Your Man foi a sua 11ª música a ultrapassar 1 milhão de vendas no mercado digital. Nesta altura Mars tinha vendido mais de 100 milhões de singles em todo o mundo, como artista a solo e enquanto compositor e produtor.

Uma verdadeira sensação da música pop, Bruno Mars regressa a Portugal para apresentar o seu mais recente trabalho: o álbum 24k Magic. Além do single que dá nome ao álbum, o artista promete encher o Meo Arena de músicas clássicas do seu repertório assim como faixas do novo trabalho como Versace on the Floor.

Bruno Mars em Portugal

Meo Arena (Lisboa) – 4 Abril 2017

CLIQUE AQUI PARA GARANTIR BILHETES NO TICKETBIS

Uma verdadeira sensação da música pop, Bruno Mars regressa a Portugal para apresentar o seu mais recente trabalho 24k Magic. Além do single que dá nome ao álbum promete encher o Meo Arena de músicas clássicas do seu repertório assim como faixas do novo trabalho como Versace on the Floor. O nosso conselho é este: garanta os seus bilhetes antes que esgotem!

 

Partilhar este artigo

Comentários

  • 05 January, 2017

    A música é tudo pra mim, otima matéria.

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *