Home / Música Eletrónica /

Bangtan Boys: o sucesso inacreditável da boys band sul coreana

bangtan boys

Bangtan Boys: o sucesso inacreditável da boys band sul coreana

 

Os BTS – melhores conhecidos como Bangtan Boys – são uma banda emergente com uma base de fãs gigantesca. Nunca ouviu falar deles? É normal. Mesmo que se encaixem nos típicos padrões de boys band, capazes de fazer frente a bandas como o One Direction, os BTS não são tão conhecidos no chamado mundo Ocidental porque provêm, exactamente,  do outro lado do mundo: a Coreia do Sul.

Este grupo musical constituído por sete membros nasceu na Coreia do Sul e conta com o nome  de Bangtan Boys algo que, traduzido directamente do coreano e da versão japonesa do nome da banda, pode significar algo como Rapazes Escuteiros à Prova de Bala. O grupo musical estreou-se no dia 13 de junho de 2013, com a música No More Dream do primeiro álbum de estúdio, pelo qual ganharam nesse ano inúmeros prémios na categoria de Novo Artista do Ano, incluindo o MelOn Music Award e o Golden Disk Award.

O lançamento do single álbum 2 Cool 4 Skool era no entanto apenas o início de um futuro promissor para estes rapazes sul coreanos. Quando, no ano seguinte, lançam o primeiro álbum de estúdio coreano, Dark & Wild, o sucesso é confirmado. No entanto, qual a origem deste grupo musical e como conseguiu agarrar tão rapidamente o sucesso?

GARANTA BILHETES PARA O SHOW TÃO AGUARDADO DOS BANGTAN BOYS NO BRASIL NO VIAGOGO OU STUBHUB

O grupo não conta com a tradicional história de uma boys band: um grupo de amigos que descobre a paixão pela música, começa a tocar em garagens e consegue um contrato com uma editora. Todo o sucesso dos BTS estava já planeado quando cada um dos membros fez audições para integrar um grupo musical. Tudo estava a ser organizado pela editora musical sul coreana Big Hit Entertainment.

As audições, que tiveram lugar entre 2010 e 2011, resultou na constituição actual do grupo que se começou a reunir para gravar logo em 2012. Ainda antes de estrearem o seu primeiro álbum, os BTS começaram a construir o seu nome e reputação, desenvolvendo uma relação com os fãs através da Internet.

A estratégia digital aplicada pelos produtores é de louvar: os membros da banda não só interagiam com os fãs através do Twitter como faziam também vídeo blogs, posts e publicavam vídeos de covers de músicas no YouTube e no Soundcloud. No momento em que um álbum chegou ao mercado, pronto para ser comprado, a banda contava já com uma grande base de fãs.

Eis os membros da banda:

Jin (24 anos)

Suga (24 anos)

J-Hope (23 anos)

Rap Monster (22 anos)

 

Jimin (21 anos)

V (21 anos)

Jungkook (19 anos)

Cada um dos elementos do grupo musical trabalhava já, de uma forma ou outra, no mundo das artes performativas quando passou a integrar a banda. O sucesso iniciado com o primeiro single álbum foi rapidamente continuado com o lançamento do segundo mini-álbum, intitulado Skool Luv Affair, que chegou às lojas no dia 12 de fevereiro e trouxe 10 novas faixas musicais, incluindo os singles “Boy in Luv” e “Just One Day”.

Ainda em 2013, em agosto, os Bangtan Boys lançam o seu primeiro álbum completo, Dark & Wild, onde nos apresentam pela primeira vez hits musicais como “Danger” e “War of Hormone”. Entretanto, enquanto o sucesso era inegável na Coreia, os produtores reconheceram o potencial que a banda tinha para crescer no Japão e decidiram agarrar a oportunidade sem hesitação.

Percebendo que a promoção do trabalho no Japão não era suficiente para provocar de facto impacto na audiência japonesa, os produtores dos BTS começam a planear o lançamento do primeiro álbum de estúdio japonês. O trabalho chega às lojas ainda em 2014, incluiu não só versões japonesas das suas canções, como também as primeiras faixas originais em japonês: “Wake Up” e “The Stars”.

GARANTA BILHETES PARA O SHOW TÃO AGUARDADO DOS BANGTAN BOYS NO BRASIL NO VIAGOGO OU STUBHUB

O terceiro mini-álbum, The Most Beautiful Moment In Life pt.1 foi lançado em 29 de Abril após vários teasers serem divulgados na página oficial do grupo, incluindo vídeos e fotos dos membros. Trazendo nove faixas novas, entre as quais o single “I Need U”, o álbum atinge rapidamente o primeiro lugar em diversas tabelas de música digital. Alguns meses mais tarde, como era já esperado pelos fãs, chega às lojas o Beautiful Moment In Life pt.2, a continuação do álbum anterior, lançada oficialmente no dia 30 de novembro, e contendo nove faixas, incluindo o single “Run”.

Mas não há duas sem três: no dia 2 de maio de 2015 a trilogia Beautiful Moment in Life encerra com a parte 3. Este último mini-álbum contava com remix de ”I Need U”, versões de Butterfly e Run, a versão completa de ”Love Is Not Over” e ”House Of Cards” além de dois novos singles, ”Fire” e ”Save Me”.

De regresso ao estúdio para produzir grandes álbuns, a banda regressa no dia 6 de Setembro de 2016 com o muito antecipado álbum YOUTH, o segundo álbum coreano dos Bangtan Boys com músicas na versão japonesa e contendo ainda contendo 13 faixas novas que fazem referência à trilogia The Most Beautiful Moments in Life.

 

Partilhar este artigo

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *