Home / Lendas da Música /

Você sabia que Axl Rose é o vocalista com maior alcance de sempre?

Você sabia que Axl Rose é o vocalista com maior alcance de sempre?

 

Não é uma personalidade consensual, nem muito menos admirada de forma unânime como muitos dos seus pares, mas a verdade é que existe um talento inato em Axl Rose para fazer música poderosa e intensa. Além da tremenda capacidade vocal, que provoca tantos amores como ódios, o líder daquela que já foi a “banda mais perigosa do planeta” também é um compositor e liricista de gabarito, tendo assinado verdadeiras obras de arte. E agora recebeu uma distinção única.

Axl Rose, o emblemático vocalista da banda Guns N’ Roses (cuja reunião com a formação clássica em 2016 para a tour mundial Not In This Lifetime, que passa pelo Brasil em Novembro, tem provocado alvoroço) foi considerado o músico com maior capacidade vocal de sempre. Nem mesmo Mariah Carey, a artista da música pop popularmente conhecida como a voz mais sonante do Mundo da Música, conseguiu bater o vocalista da banda que gravou o mítico álbum Appetite For Destruction de 1987 (que ainda hoje é o disco de estreia de um grupo que mais vendeu na história da música: 30 milhões de cópias).

Esta conclusão foi retirada depois de uma investigação elaborada pelo site Concert Hotels que, meticulosamente, procurou medir as notas mais altas e baixas alcançadas por um conjunto de cantores, estabelecendo de seguida uma coluna que organiza os grandes nomes da música conforme a sua capacidade vocal.

Entre as várias conclusões desta investigação foi possível identificar facilmente porque merece Axl Rose a coroa. O vocalista dos Guns N’ Roses é capaz de cantar notas que se prolongam por quase seis oitavas a partir do (a música “There As A Time” é um bom exemplo desta sua capacidade) e por conseguir produzir ainda notas bemol cinco oitavas acima (o que acontece em Ain’t it Fun). Entretanto, o estudo concluiu ainda que Axl Rose tem um barítono menor que o de Barry White e que consegue alcançar notas mais altas do que até mesmo Tina Turner e Beyoncé.

Se quiser comprovar inúmeros exemplos destes atributos não perca a oportunidade de ouvir sobretudo os discos Appetite For Destruction & Use Your Illusion I & Use Your Illusion II

Como foi possível alcançar este resultado? Basicamente, a equipa do Concert Hotels fez uma análise meticulosa às gravações de vários vocalistas, classificando os cantores conforme a sua extensão vocal, as notas mais altas atingidas e as menores notas alcançadas. Axl Rose foi quem obteve o melhor resultado.

Além de Axl Rose, entre os cinco artistas com maior capacidade vocal estão nomes como Steven Tyler dos Aerosmith, James Brown, Prince e Mariah Carey. Outros nomes, como Kurt Cobain, Roger Daltrey e Freddie Mercury também alcançaram posições de prestígio nesta tabela. Por outro lado, nomes como Justin Bieber e Taylor Swift ficaram entre os cinco últimos da lista.

Apanhado totalmente de surpresa com este resultado, Axl Rose não tardou a pronunciar-se e a lançar um comunicado de imprensa a agradecer aos seus fãs por ter recebido tal distinção. “Se tivesse de dizer quem, na minha opinião, acho serem os melhores cantores, diria primeiro que não sei se há uma resposta definitiva, uma vez que a minha opinião é subjetiva, e segundo que o meu foco é dado especialmente a cantores de rock.”

Porém, Axl Rose não se ficou por aqui e foi mais longe, apontando aqueles que considera serem os maiores nomes da música: “Dito isto, gosto de Freddie Mercury, Elvis Presley, Paul McCartney, Dan McCafferty, Janis Joplin, Michael Jackson, Elton John, Roger Daltrey, Don Henley, Jeff Lynne, Johnny Cash, Frank Sinatra, Jimmy Scott, Etta James, Fiona Apple, Chrissie Hynde, Stevie Wonder, James Brown e muitos outros (predominantemente cantores de rock dos anos 70) e preferiria ouvir qualquer um deles do que me ouvir a mim mesmo!”

Depois de ler este artigo, consideramos que vale ainda a pena conferir ainda o gráfico dinâmico na página do Concert Hotels, que permite ver ao detalhe o alcance vocal de cada artista que faz parte da tabela.

Durante muitos anos, a apreciação sobre o legado musical dos Guns N’ Roses foi fortemente influenciada pela figura megalómana de Axl Rose, cuja personalidade peculiar acabou por minar a vida e imagem pública de um grupo que era amado e odiado por milhões de pessoas em todo o Mundo em simultâneo.

Mas algo mudou nos últimos tempos. Por isso mesmo, recomendamos também a leitura dos 2 artigos onde abordamos o regresso histórico da formação clássica dos Guns N’ Roses + tudo o que precisa saber sobre os shows dos Guns N’ Roses no Brasil.

Guns N’ Roses no Brasil: o renascer de uma velha paixão

Smoke ’em if You Got ’em: o regresso dos Guns N’ Roses!

E recordamos que já começou a venda dos ingressos para o show de Axl Rose, Slash e Duff McKagan em Portugal.

Clique neste link >>> BILHETES VIAGOGO para garantir o seu acesso!

Get In The Ring!!

 

E para celebrar o regresso dos Guns N’ Roses criamos estas T-Shirts inspiradas em algumas músicas. Se gostas, partilha!

 

 

 

 

 

 

 

 

Sinceramente, recomendamos que a compra de ingressos seja realizada através da VIAGOGO, que é uma plataformas oficial de venda de bilhetes. Desta forma, você evitará fraudes e problemas com ingressos falsos.

Se você é fã dos Guns N’ Roses confira também a nossa coleção de camisetas de homenagem à banda norte-americana e os outros posts dedicados a eles no nosso blog:

Guns N’ Roses Portugal 2017: E Tudo o Vento Levou

Camisetas inspiradas em músicas dos Guns N’ Roses

Guns N’ Roses em Portugal: tudo o que precisa de saber!

Guns N’ Roses em Brasília: Anatomia de um Show Perfeito

Guns N’ Roses no Brasil: o renascer de uma velha paixão

Smoke ’em if You Got ’em: o regresso dos Guns N’ Roses!

 

Partilhar este artigo

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *