Home / Concertos /

Ariana Grande: o Problem que lançou a artista para o estrelato

ariana grande

Ariana Grande: o Problem que lançou a artista para o estrelato

O nome de Ariana Grande tem marcado a música pop desde que a artista se estreou com o álbum Yours Truly, em 2013. Por essa altura tinha apenas vinte anos e estava longe de saber o sucesso que a aguardava. Hoje, já soma no seu currículo três álbuns de estúdio – e há rumores de que um quarto álbum está já na fase final de produção – , duas nomeações para os Grammy e uma ampla base de fãs.A história desta artista começa em 1993, em Boca Raton, na Flórida. É aí, no dia 26 de junho, que nasce Ariana Grande Butera. A sua infância foi passada na Flórida onde, desde muito cedo, demonstrou uma aptidão e interesse para a dança e a música. Dado que a sua família tinha já uma ligação com o mundo do teatro, não foi difícil para a jovem Ariana expressar o seu talento.Aos oito anos de idade interpreta a personagem principal de uma adaptação do musical Annie, de Harold Gray, num pequeno teatro comunitário de Boca e, meses mais tarde, numa adaptação de O Feiticeiro de Oz. O salto dos musicais para a música acontece quando se muda para Nova Iorque. Esta mudança de cidades foi movida pelo sonho de encontrar na Big Apple o seu primeiro trabalho profissional a sério.Entre 2007 e 2009, consegue o papel de Charlotte no musical 13 que esteve em exibição na Broadway. Porém, Ariana Grande sempre se inclinou mais para a televisão onde consegue, finalmente, um emprego na série musical Victorious, da Nickelodeon, em 2010. Aproveitando a boleia da fama que a série televisiva lhe deu, Ariana Grande começou a fazer covers de música e a publicar os vídeos no YouTube.

Ariana Grande: os primeiros passos no mundo da televisão e da música

ariana-grande-doisQuando a editora Republic Records encontra o trabalho de Ariana Grande na Internet, a artista assina o seu primeiro contrato musical logo em 2011 e começa a gravar aquele que viria a ser o seu primeiro álbum Yours Truly. Após o lançamento do single Put Your Hearts Up – que não alcançou os resultados esperados – a produção do álbum deixou a orientação pop/soul que estava a seguir e vocacionou-se para um estilo Pop/R&B/Urban/Hip-Hop.Pela altura em que 2012 arranca, Ariana Grande concilia o seu trabalho televisivo com a carreira musical, estreando-se ainda no cinema com o filme Swindle. Esse ano é marcado pelo cancelamento da série Victorious e pela sua contratação para a nova série Sam & Cat – onde dá vida à personagem Cat, uma das protagonistas. A nível musical, Ariana Grande continua a trabalhar na produção do álbum.Ainda assim, é apenas em 2013, após a gravação do single The Way com o rapper Mac Miller, que Ariana Grande se prepara para o grande lançamento. Pouco depois do single ser posto à venda a música alcançou um dos primeiros lugares no top do iTunes dos Estados Unidos e começaram a aparecer muitos críticos a apontar Ariana Grande como uma das sucessoras de Mariah Carey.

Ariana Grande: a confirmação do sucesso

ariana-grande-umÉ ainda em 2013 que a artista começa a trabalhar com o produtor Scooter Braun e que lança, finalmente, o seu primeiro disco: Yours Truly. Lançado no início de setembro, alcançou o 1.º lugar da Billboard 200 quebrando um recorde de vendas existente há 3 anos para álbuns de novos artistas.Em 2014 Ariana Grande começa a trabalhar naquele que seria seu segundo álbum de estúdio: My Everything. Para este segundo trabalho a artista rodeou-se de grandes compositores e produtores e focou-se na gravação do projeto durante alguns meses. O primeiro single do segundo álbum chega no final de abril e resulta de uma parceria com a rapper Iggy Azalea: Problem.O single garante-lhe o melhor lugar até à data: o top 3 no Hot 100 da Billboard, assim como a distinção de 8ª canção mais vendida de 2014 em todo o mundo. Segue-se o single Break Free numa parceria com o DJ alemão Zedd.My Everything chega às lojas a 25 de agosto de 2014 numa altura difícil para a artista: o seu avô tinha acabado de falecer. As dificuldades familiares, no entanto, não a pararam. A cantora trabalhou afincadamente na divulgação do seu novo trabalho. O álbum alcançou o primeiro lugar da Billboard 200 vendendo mais de 169 mil unidades nos seus 7 primeiros dias. Mundialmente, o disco também atingiu o topo das vendas de diversos países, sendo certificado com discos de ouro e platina em aproximadamente 15 países.Já em 2015, Ariana Grande dá início à primeira tour a nível mundial. A The Honeymoon Tour leva-a pela a América do Norte, Europa e Ásia. Na Europa, chega a fazer alguns concertos no Reino Unido, França e até mesmo Espanha mas não passa em Portugal. A par a par com a tour, a artista trabalha no seu terceiro álbum de estúdio: Dangerous Woman. Este seu último trabalho, lançado em maio de 2016, não tardou a alcançar a posição n.º 2 do top 100 da Billboard.A artista prepara-se agora para partir no seu segundo tour mundial The Dangerous Woman Tour que a trará de novo à Europa e, desta vez, a Portugal. A estreia no Meo Arena vai acontecer no dia 11 de junho de 2017 e será o antepenúltimo concerto da artista antes de encerrar o tour e voltar a casa.

Ariana Grande no Meo Arena (Lisboa) - 11 Junho 2017

CLIQUE AQUI PARA GARANTIR BILHETES NO TICKETBIS + VIAGOGO

Para a sua estreia em palcos portugueses, Ariana Grande promete (finalmente) dar um grande espetáculo. A artista norte-americana vem apresentar os êxitos universais do álbum Dangerous Woman, reservando ainda espaço para alguns dos singles incontornáveis que lançaram a sua carreira como Problem e Bang Bang.

Partilhar este artigo

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *