Home / Cursos de Música /

Use o smartphone para aprender a tocar guitarra

Use o smartphone para aprender a tocar guitarra

 

A guitarra é um instrumento de cordas muito versátil. Basta conseguirmos dominar este instrumento para conseguirmos criar as nossas próprias músicas e dar forma a músicas de outros artistas que não nos saem da cabeça. Entre grupos de amigos, este instrumento promete ser o amigo extra que acrescenta uma onda de diversão ao encontro.

As guitarras são ainda instrumentos relativamente baratos, pelo menos quando comparados as preços praticados para outros instrumentos. E quantos de nós não temos mesmo este instrumento em casa, arrumado a um canto, que já era dos nossos pais ou de um qualquer familiar?

Se ainda não se rendeu à guitarra pelo simples facto de não saber como manejá-la, fique então a saber que esse problema fica resolvido a partir de hoje. Tudo o que precisa é de uma guitarra, de motivação… e de um smartphone.

Uberchord: um aplicativo para aprender a tocar guitarra

Para que precisa do smartphone? É normal que esteja a fazer esta pergunta porque é, de facto, uma ideia estranha.

Mas tem uma explicação muito simples. Precisa do smartphone para instalar a aplicação Uberchord. Trata-se de uma aplicação móvel com tecnologia de reconhecimento de áudio patenteada, que oferece uma nova experiência de aprendizagem, com correcção de erros incluída.

Apesar de todos os avanços, ainda há funções não exploradas na área da educação musical. Por exemplo, entre as múltiplas aplicações e plataformas relacionadas com a aprendizagem, nenhuma dá feedback. A excepção é a Uberchord.

 

Esta ferramenta lançou um método de ensino que recorre ao microfone do iPhone para ouvir e reconhecer a música tocada pela guitarra.

À semelhança do Shazam, que identifica músicas, a Uberchord detecta quando o aluno erra e permite, em tempo real rectificar o erro, mostrando que os dedos estão posicionados de forma incorrecta.

Isto é, reconhece automaticamente os acordes e exibe no ecrã o diagrama correspondente. Este professor virtual e interactivo está equipado com uma série de modos de ensino. Além de reconhecer os acordes mais complicados, usa também um editor de lições que permite montar um plano específico de progressão.

A Duolingo usa um conceito idêntico para aprendizagem de novas línguas, escondendo a complexidade da gramática e da teoria e apresentando pequenos exercícios práticos.

Actualmente a Uberchord está disponível gratuitamente para iOS. Para android existe ainda o Yousiacian, uma boa alternativa.

   

Partilhar este artigo

Comentários

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *