Home / Fado /

António Zambujo vira tudo Do Avesso com disco surpreendente

António Zambujo vira tudo Do Avesso com disco surpreendente

Storymate
   

Dois anos depois da homenagem a Chico Buarque, imortalizada no álbum e subsequente digressão “Até Pensei que Fosse Minha” que cruzou os dois lados do Atlântico em 2016, António Zambujo abraça novas abordagens à sua música no disco Do Avesso e evoca referências até hoje pouco exploradas no seu percurso.

Inicialmente apresentado pelo single “Sem Palavras”, um tema com música de Mário Laginha e letra de João Monge e cujo vídeo, realizado por Bruno Ferreira, está disponível no YouTube/VEVO, a obra relembra por que razão o cantor português tem obtido tanto reconhecimento dentro e fora de Portugal.

Com a sua voz delicada e forte em simultâneo, o vocalista, compositor e guitarrista António Zambujo, cujo primeiro instrumento musical que dominou foi o clarinete, evidencia uma identidade muito própria com características únicas e originais.

Apesar da sua forte ligação com o fado alentejano realçamos contudo que o seu percurso artístico vive bastante de pontes entre diferentes géneros musicais, mantendo no entanto sempre uma alma alentejana (e lusitana) bem vincada em tudo o que faz.

E o novo disco Do Avesso demonstra novamente o seu talento peculiar. Confira agora o primeiro single “Sem Palavras”.

Uma equipa de luxo com António Zambujo

Mais uma vez e tal como nos seus trabalhos anteriores (que também integra o disco 28 Noites Ao Vivo nos Coliseus com Miguel Araújo), António Zambujo contou na produção com uma equipa de luxo que (re)uniu 3 dos mais talentosos músicos e produtores nacionais: Filipe Melo (também responsável pelas orquestrações), Nuno Rafael e João Moreira.

No álbum, António Zambujo contou também com a participação especial da Orquestra Sinfonietta de Lisboa e do maestro Vasco Pearce de Azevedo.

Colaborou ainda com músicos e compositores como Luísa Sobral, Pedro da Silva Martins, Aldina Duarte, Miguel Araújo, Márcia, Jorge Benvinda, Mário Laginha, João Monge ou Paulo Abreu de Lima.

Refira-se que este novo álbum será apresentado nos Coliseus do Porto e Lisboa, nos dias 23 de fevereiro e 2 de março de 2019, respetivamente, e no Convento de São Francisco, em Coimbra a 24 de Maio de 2019. Os bilhetes já estão à venda nos locais habituais.

 

As críticas elogiosas ao disco Do Avesso de António Zambujo

Conforme já referimos, Do Avesso é um disco arrojado, surpreendente e arrebatador, que vai conquistar os muitos milhares de fãs de António Zambujo. O álbum ficou disponível no final de Novembro de 2018 nas lojas onlineplataformas digitais.

 

Nas lojas Fnac foi lançada uma edição especial de Do Avesso que conta com um tema extra.

Sem surpresa o disco entrou diretamente para o n.º 2 do top nacional de vendas. Perante tantos méritos, a crítica musical especializada em Portugal destacou o novo disco de António Zambujo como um dos melhores trabalhos nacionais do ano 2018, recebendo assim os maiores elogios da imprensa nacional.

“É um álbum estilisticamente diverso, onde [António Zambujo] optou por reduzir artifícios musicais para que se dê atenção à letra”, escreveu o Jornal de Notícias.

“Esse é, talvez, o maior dom de António Zambujo, elevado ao expoente máximo neste ‘Do Avesso’, o modo como torna suas (e já agora, nossas) as palavras dos outros”, descreve a revista Visão.

“Tudo neste disco é pensado e concretizado com enorme subtileza, uma forma extrema de elegância”, refere a revista Time Out Lisboa.

“Há um novo António Zambujo que soa a Tom Waits e Beach Boys. Após um interregno dedicado às canções de Chico Buarque, o cantor regressa com um extraordinário disco em que ouvimos ecos de Caetano Veloso, sim, mas também a pop mais clássica e um perfil orquestral. Neste álbum que baralha de novo as coordenadas e faz uma marcha atrás estilística no caminho de Zambujo, é agora ‘o lado mais anglo-saxónico, mais folk, mais irish que acaba depois por influenciar a música americana’ a fazer-se sentir. ‘É essa a essência deste disco – a haver uma’, acredita o músico”, realçou o jornal Público.

CONFIRA TODA A DISCOGRAFIA DE ANTÓNIO ZAMBUJO NAS LOJAS ONLINE

FNAC PORTUGAL

AMAZON REINO UNIDO

AMAZON INTERNACIONAL

LIVRARIA CULTURA

SARAIVA

 

ARTIGOS RELACIONADOS

     
AdobeStock
 

Partilhar este artigo

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *