Home / Produtores Musicais /

AmpliTube 4: máxima versatilidade para cada músico

AmpliTube 4: máxima versatilidade para cada músico

 

O AmpliTube 4 surge no mercado como uma atualização ao software de estúdio de timbres para guitarra e baixo, funcionando tanto em sistemas operativos Mac como PC. Se quer simular o som de um instrumento, então este é sem dúvida um software a merecer o seu investimento, daí fazermos neste artigo uma apresentação detalhada às suas várias funcionalidades.

Antes de mais é importante que saiba como funciona o Amplitube: trata-se de uma aplicação standalone e plug-in para a sua DAW favorita. Desta forma, o AmpliTube recria a cadeia de sinal de guitarra/baixo desde o instrumento até ao dispositivo de gravação, conseguindo resultados de maneira intuitiva e realista. E o melhor de tudo é que este software está na vanguarda da modelagem de amplificadores e efeitos para guitarra.

Preparado para esta apresentação? Vamos lá então!

Algumas das principais funcionalidades do AmpliTube 4

Cab Room

O Cab Room do Amplitube apresenta uma avançada secção de caixas pré-definidas, para que cada produtor/músico possa avançar para um novo grau personalização e flexibilidade nunca antes visto. Basicamente conta com 5 seções diferentes de personalização:

  • Seleção de caixa com ajuste de tamanho, onde os músicos podem escolher a caixa que gostariam de acoplar ao amplificador
  • Seleção individual de altifalante onde podem trocar cada unidade individualmente
  • Seleção de microfone e posicionamento para encontrar o “sweet spot” do falante
  • Seleção de sala onde os músicos escolhem o ambiente da sala de gravação
  • Seção de mixer que permite aos músicos misturar os volumes dos microfones

Nunca antes o editor teve tanto controlo sobre a personalização da edição de sons. Para quem é novato na utilização deste tipo de softwares, o Cab Room é um espaço de gravação de caixas em três dimensões que pode ser trocado dependendo do tipo de sala e efeito desejado. Os músicos podem escolher entre uma variedade de tipos de salas, alcançando sons que podiam obter numa garagem, num estúdio ou até mesmo num booth.

Posicionamento Dual 3D de microfone

Desta vez, a AmpliTube 4 vem com 3 microfones e mais de 15 modelos adicionais de microfones de gravação procurados frequentemente na Custom Shop e que fornecem um ambiente realista na captura de som. O utilizador escolhe os microfones que quer usar entre muitos, conseguindo assim uma boa captura de som e voz de forma fácil e prática. A isto soma-se ainda a vantagem de controlar todo o ambiente da sala, usar um novo misturador de sons e utilizar efeitos incríveis.

Novos equipamentos Hiper-realistas – British Amps!

 

A AmpliTube 4 inclui 5 novos modelos clássicos de amplificadores que integram o mix de alguns dos melhores timbres britânicos dos anos 70, 80 e 90. Cada amplificador foi modelado cuidadosamente desde o seu rascunho para incorporar dessa forma os diferentes aspectos do poderoso design clássico do amplificador inglês. O Amplitube conta por isso com o Brit 8000, Brit 9000, Red Pig, Brit Silver e o Brit Valve-Pre. Todos estes novos amplificadores foram criados utilizando os mesmos métodos e tecnologias que fizeram da marca AmpliTube sinónimo de som de categoria internacional, garantindo um timbre hiper-realista.

Acoustic Simulator

O AmpliTube 4 explora novas possibilidades de timbres e inclui o modelo de pedal “Acoustic Sim”, que transforma a guitarra elétrica numa guitarra acústica muito genuíno, com um corpo inesperadamente vigoroso. Em termos sonoros confere realismo e uma experiência singular ao tocar. Os músicos podem misturar entre 3 estilos de corpo acústico e 3 tipos de material do tampo para soar como uma completa gama de violões acústicos populares.

Conexões criativas e posicionamento de efeitos

O Amplitube 4 tem agora um slot para insert de loop de efeitos situado entre as seções de pré-amplificador e de amplificador, que pode acomodar até 4 racks ou pedais de efeitos encadeados. Além do novo loop de efeitos, qualquer pedal ou rack de efeito pode agora ser colocado em qualquer slot de efeito. Está perdido? Passamos a explicar: isto significa que pedais podem ser usados na seção pós-rack, e os efeitos de rack podem ser usados em qualquer slot de pedal – ou qualquer pedalboard ou na seção de loop de efeitos. Isto abre as portas para ajustes ainda mais criativos e possibilidades inovadoras de escultura sonora.

Gravador/DAW de 8 pistas debaixo do capô

Quando usado em modo standalone, o AmpliTube 4 apresenta uma DAW de 8 pistas embutida que torna a gravação de ideias um acto simples. O seu poderoso sequenciador em forma de editor de onda é muito fácil de usar, funcionando quase como um bloco de notas. Cada track conta com funções padrão de equalizador de agudos, médios e graves, controle de pan, volume, mute, solo e gravação, assim como um botão para adicionar efeitos, permitindo a aplicação de diferentes configurações de timbre e/ou pistas individuais.

O utilizador pode importar qualquer pista de áudio para a secção de DAW, definir pontos de loop e usar o controlo de velocidade embutido no AmpliTube para desacelerar passagens difíceis sem afetar o pitch, e usar o controle de pitch para trocar de tonalidade sem afetar a velocidade. Este recurso é perfeito para treinar solos difíceis ou praticar diferentes frases e melodias sobre uma progressão de acordes numa backing track.

 

Partilhar este artigo

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *